Semed promove seminário para discutir alternativas de combate à violência nas escolas

Educação
07/06/2016 12h01
Início > Noticias > 69645

Tendo como público-alvo os coordenadores pedagógicos e os técnicos em educação, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) promoveu na manhã desta terça-feira, 7, um seminário que teve como tema central a "Violência nas Escolas: Diálogos Reflexivos e Intervenções Programáticas". O evento aconteceu no Auditório Antônio Vieira da Silva Neto, anexo à EMEF Presidente Vargas.

Participaram também do seminário, representantes do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), da Polícia Militar (PM/SE), da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), do Conselho Municipal de Direitos Humanos (CMDA), da Univeridade Federal de Sergipe (UFS), da Rede de Altos Estudos em segurança Pública (Renaesp) e do Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju (Sindipema).

O evento foi aberto pela secretária Municipal da Educação, Marcia Valéria Lira Santana, que destacou a importância do seminário e o apoio recebido do representantes de diversos órgãos envolvidos com a segurança pública e o combate à violência. "É um dos pontos do marco, cada passo que demos para chegar a esse momento, é um desafio muito significante", afirmou.

E explicou como isso ocorreu: "Inicialmente, convidamos um grupo de seguimentos, a exemplo da PM/SE, TJ/SE, Conselho Tutelar, unidades de ensino e os sindicato da categoria para tratarmos de um tema emergente na sociedade, naturalmente, refletida diretamente na escola, que é a questão da violência e da segurança. Sabemos que esses temas não provocados pelas escolas, mas que se refletem no cotidiano dos alunos e professores", avaliou.

Marcia Valéria ressaltou a consequência dessa reflexão: "É uma série de problemas e instabilidade emocional. Por isso, esse grupo que hoje está aqui neste seminário, constituiu e discutiu o assunto cada um em sua competência, contribuindo para que haja com esse seminário um novo avanço de mais um degrau, inclusive, acolhendo uma determinação do Conselho Nacional de Justiça, representado pela juíza Isabela Sampaio Alves Santana, que trata da Justiça Restaurativa.

Juíza de Direito e coordenadora da Infância e da Juventude do TJ/SE, Isabela Sampaio, falou da alegria que sentiu quando foi convidada para participar do seminário. "Quando a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) foi convidada para participar deste evento, a gente não pensou duas vezes, porque de fato a temática é de suma importância, está de parabéns a Semed por promover essa articulação de forma tão eficiente, já que trouxe aqui para este encontro, essa oportunidade de discutir soluções para um problema tão grave que é a violência nas escolas", afirmou

Ela destacou também os órgãos envolvidos: "Representantes de diversos seguimentos, está aqui o TJ/SE, por mim representado, representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Conselhos Tutelares, os autores principais que são os professores, diretores, coordenadores pedagógicos, enfim, toda a rede que trabalha diariamente no enfrentamento da violência escolar, então está de parabéns a secretaria, o evento é magnífico e sempre que for possível nós estaremos presentes para prestigiar e dar essa colaboração", concluiu.