Centro Cultural de Aracaju sediará lançamento do livro Tupã Deus do Brasil

Cultura
08/06/2016 14h24

Acontecerá na próxima sexta-feira, 10, no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), o lançamento do livro “Ó Tupã, Deus do Brasil: o canto orfeônico na Escola Normal de Aracaju (1934-1971)”,  de autoria do Prof. Mestre Elias Souza. O livro é o resultado da dissertação de mestrado do autor, defendida na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - Feusp, em 2012. Trata-se da primeira obra que procura reconstituir as práticas da educação musical escolar em Sergipe, na modalidade do Canto Orfeônico.

O planejamento orfeônico brasileiro representa um episódio muito significativo na carreira do compositor Villa-Lobos e na história da educação musical no Brasil. Porém, as primeiras manifestações de ensino orfeônico registradas em território brasileiro foram anteriores ao trabalho de Villa-Lobos. Tiveram origem no estado de São Paulo em meados das décadas de 1910 e 1920, momento em que se ministrou o canto orfeônico nos mesmos parâmetros da prática orfeônica européia.

Para o autor Elias Souza, o livro vai mostrar como foram as primeiras atividades e o processo construtivo da disciplina em Sergipe. “O livro tem como objetivo reconstituir as práticas da disciplina no estado de Sergipe e mostrar como foram desenvolvidas”, explicou.

Haverá durante a cerimônia, um Concerto Coral, cujo repertório será composto por músicas de autorias de professores e professoras da disciplina Canto Orfeônico, que lecionaram na antiga Escola Normal de Aracaju. Algumas canções serão entoadas pelo Coral Independente Canto Livre.

A finalização do concerto contará com a participação de um grande coral, composto pelos membros dos Corais da Escola de Arte Valdice Teles; do Coral Cantavosos, da Avosos; do Coral Cartavozes, dos Correios e do Coral Harmonia, da Embrapa e Codevasf, que executará a música Canto do Pajé, canção de caráter nacionalista, produzida pelo Maestro Villa-Lobos, em 1933.

O lançamento do livro tem entrada franca e acontecerá na próxima sexta-feira, dia 10, às 19h, no Centro Cultural de Aracaju. Mais informações 3179-3678.