Secom se reúne para definir segurança do Forró Caju 2016

Agência Aracaju de Notícias
08/06/2016 18h06

Para garantir o sucesso de mais uma edição do Forró Caju, a Secretaria de Comunicação (Secom) se reuniu na tarde desta quarta-feira, 8, na sala de reuniões da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), com diversos Órgãos envolvidos na festa, para dar continuidade às definições do planejamento operacional e da segurança do evento. O Forró Caju terá 12 dias, acontece na Praça dos Mercados Centrais de Aracaju e este ano será de 18 a 29 de junho. 

“A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) tem como atribuição a parte interna do Forro Caju, obviamente que a segurança é da Policia Militar (PM), sendo assim, atuaremos na prevenção de qualquer tumulto e problema, que porventura ocorra dentro do espaço. Com isso, atuaremos com os elevados com a guarda, ressaltando que a segurança pública é função do Estado, que já se comprometeu a fazer toda a parte externa, onde nós temos mais problemas durante o evento”, explica s secretária da Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles.  

A secretária ainda argumenta que a reunião foi mais uma para definir os pontos operacionais para que a festa continue com o mesmo brilho. “Essa reunião é mais uma das que nós estamos fazendo no sentido de que nós possamos fazer uma festa organizada, como temos feito ao longo desses anos, garantindo segurança que irão para evento e, sem dúvida alguma, fazer com que o Forró Caju continue sendo uma festa de paz, de alegria, que ela é típica do povo sergipano”, declara.  

Já para o diretor geral da GMA, coronel Enilson Aragão, o órgão irá manter os padrões para a execução da segurança do local e ressaltou a importância da parceria com Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE). “A questão da logística que foi tratada aqui hoje, especialmente, a ferramenta do videomonitoramento, que a Secom já confirmou, que é uma ferramenta muito importante tanto para as GMs, quanto para os forrozeiros que estarão lá. Além da presença física do GM, fazendo o patrulhamento preventivo, no perímetro interno, nós teremos aí essa ferramenta tecnológica de monitoramento que facilita a intervenção da guarda, onde há uma equipe visualizando as câmeras e havendo uma necessidade de intervenção, devido a uma infração penal, dar-se-á de forma imediata, na contenção e controlando aquela ambiente para que possamos ter um evento 2016 com total segurança, tranqüilidade e conforto para o povo sergipano e turista”, diz. 
 
A perspectiva de monitoramento aéreo do evento pela PM, o coronel ainda completa “além do videomonitoramento, nós vamos manter o padrão do ano passado, com as cabines de desarmamento, onde todos os servidores, exceto os trabalhadores da Segurança Pública que estejam de serviço, estão proibidos de entrar na área interna do evento portando arma, por isso os organizadores tiveram essa preocupação de estabelecer essas cabines, onde o policial à paisana deixa a arma no início e retoma no final, retornando, assim, para suas casas com tranqüilidade. Além da parceria forte com a PM, a SSP/SE que vai potencializar a parte externa com periférico aproximado mais pujante e firme e também com a perspectiva dos sobrevoos sobre a área do perímetro externo para que possamos garantir a segurança mais efetiva para as pessoas que irão para esse megaevento patrocinado pela PMA”, revela coronel Enilson. 

O secretário de Comunicação Social, Carlos Batalha, salienta que essas reuniões são preventivas para que a festa ocorra de forma tranquila. “O ano passado cerca de 100 mil pessoas/noite e esse ano esperamos mais. A reunião de hoje foi para ultimar os preparativos como segurança com GMA, Defesa Civil, Secom, todos estudando os últimos detalhes, para que de ultima hora não tenhamos nenhum sobressalto”, conta. 
 
Também participaram da reunião outros representantes da Defesa Civil e GMA, cerimonial e do secretário Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Igor Albuquerque.