4ª Semana do Meio ambiente encerra com saldo positivo

Agência Aracaju de Notícias
10/06/2016 14h33

Possibilitar cada um perceber não somente sua responsabilidade, mas também o poder de se tornar um agente para a mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável.  Sob este viés aconteceram, de 6 a 10 de junho, as atividades da 4ª Semana do Meio Ambiente.

O projeto é uma ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e aconteceu em parceria com a Universidade Tiradentes (UNIT) para, através dos alunos, convidar as pessoas a ter um olhar mais crítico sobre a cidade, fomentar a consciência ambiental e pôr em prática as ações que possam minimizar os impactos negativos.

A coordenadora da equipe de educação ambiental da Sema, Alana Vasconcelos, salienta que muitas pessoas tem dificuldade em exercitar a educação ambiental. Diante disso, a semana do meio ambiente tem atuado com a proposta de sair da teoria e ir para o campo da prática.

"Através de minicursos, palestras, fóruns de debate trabalhamos com educação ambiental. Desde a sua casa, na rua, nas escolas, em todos os ambientes que a pessoa se encontre. Enfim, exercitarmos a consciência ambiental nas pequenas ações de nossa rotina e assim nos tornamos agentes multiplicadores. Hoje, fizemos o feedback dessas ações que nós fizemos e cada um mostrou o resultado do que praticou", explica a coordenadora. 

Alana reforça que a procura pelas inscrições foi grande, tanto que foi necessário aumentar a demanda. "A priori, nós tínhamos 120 vagas e abrimos para 140 vagas e depois chegamos a 200 inscritos e mais de 120 participantes. Inclusive gente de fora, da Bahia, não só de Aracaju", comemora. 

De acordo com a coordenadora do programa de meio ambiente da Unit, Luciana Rodrigues, a referida instituição de ensino está aberta para colaborar e somar esforços em ações que possam trazer resultados positivos à sociedade. " Desde 2009 a instituição tem o projeto ‘conduta consciente' que é exatamente a bandeira do meio ambiente do grupo. Sempre que temos essa possibilidade fechamos parcerias com entidades públicas municipais e do estado. Com esse intuito de disseminar conteúdo, os conceitos ou estimulando a discussão do nosso contexto atual de primar por ações sustentáveis e com responsabilidade social ", reforça Luciana. 

Buscar soluções e aprender como criar soluções que minimizem os impactos ambientais estão entre os motivos que levaram o aluno do curso de biologia, José Silva, a participar da semana do meio ambiente.

"Desde  primeiro dia que participo e me inscrevi no máximo de minicursos que me permitiram fazer. Foi muito proveitoso porque é muito importante entendermos sobre educação ambiental e que passemos isso adiante. O evento nos trouxe uma consciência maior do meio para que possamos aprender como pro nossos conhecimentos em prática, mas, sem trazer impactos negativos ao espaço em que vivemos", relata.

O futuro biólogo até já sabe como irá aplicar seus conhecimentos. "Com certeza, irei estimular a consciência ambiental dentro da sala de aula e todo projeto que me envolver será sob o viés da preservação", adianta.   

Prestes a ser formar em publicidade e propaganda, o aluno Marcos Paulo, aproveitou as oficinas promovidas durante a semana do meio ambiente para aprender técnicas que facilitem a divulgação de ações ambientais. "Meio ambiente não é só biologia ou engenharias ou ciências ambientais. Preservação do meio é uma bandeira total e enquanto aluno de comunicação, posso ajudar levando essa mensagem para todos. Fiz o mini curso de teatro lúdico e stop motion - técnica de animação muito usada, com recursos de uma máquina fotográfica, ou de um computador", afirma.

Acompanhar as tendências de medidas sustentáveis através do estudo do meio foi o que motivou a Daiane de Oliveira, estudante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. "Aprender sobre questões ambientais que precisamos levar para nossa vida toda, mesmo no meio acadêmico quanto no meio pessoal, é essencial. Levo comigo a idéia de que deve ocorrer a  integração do desenvolvimento com o meio ambiente, um tem que interagir com o outro e não destruir um ao outro", ressalta a aluna.

O secretário municipal de meio ambiente, Eduardo Matos, também participou do evento e promoveu um alerta sobre a função social da Sema. Em suas palavras, o secretário deixa a mensagem de que "aos poucos a consciência ambiental vai mudando a realidade da cidade e colaborando com a melhoria da qualidade de vida".

"O agregamento do conjunto da sociedade para ensinar como cuidar do meio ambiente é fundamental.  A Sema tem trabalhado muito nisso. Seja nas escolas municipais, na sociedade em geral, nas igrejas ou  nas associações, para que nós possamos cada vez mais, ter esse engajamento para que os nossos rios, o nosso solo, nosso lar não sejam tão degradados. Mais uma vez estamos plantando sementes de melhoria da qualidade de vida e conquistando mais agentes multiplicadores dessa ideia", acrescenta o secretário.  

O desfecho da 4ª Semana do Meio Ambiente se deu com a junção de dois projetos: o ‘Shopping grátis', promovido pela Unit e a ‘Feira da troca', promovida pela Sema. Para a ocasião, a instituição de ensino cedeu o espaço que acontece o shopping grátis para que a dinâmica da feira da troca aconteça. A intenção é despertar a ideia sobre o consumo consciente e sugerir que ao invés de comprar uma peça nova, a pessoa troque uma de suas peças por outras que possam lhe ser úteis.

A estudante do curso de ecologia, Marluce Regina Alves, conta que é a primeira vez que participa de uma feira de trocas. "Já participei de bazar, doações, mas a troca é algo novo para mim. É uma boa ideia estimular essa troca porque a gente não vai produzir menos coisas ou utilizando outros recursos. Aliás você vai estar reutilizando. Assim a pessoa preserva o meio ambiente e os recursos naturais", avalia.