Gestora premiada pela prefeitura avalia o Pacto de Gestão Escolar

Educação
15/06/2016 10h31
Início > Notícias > Gestora premiada pela prefeitura avalia o Pacto de Gestão Escolar

"É com muita alegria e honra, não só minhas, mas de toda equipe diretiva, que recebo do prefeito João Alves Filho esse prêmio pelo cumprimento do Pacto de Gestão Escolar". Essas foram as primeiras palavras de Sueli Amorim Aragão dos Santos ao ter o reconhecimento e a valorização profissional quando estava à frente da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEF) Joana Maria em 2015.

Com 96 pontos, a referida unidade de ensino infantil, que fica no bairro Farolândia, se destacou entre as outras 74 escolas da rede municipal como a que mais atingiu as metas estabelecidas no Pacto de Gestão. A segunda colocada foi a EMEF (Ensino Fundamental) Ágape, localizada no Siqueira Campos, com 92 pontos.

Sueli Amorim disse agradece, primeiramente, a Deus por ter dado a ela e a toda equipe diretiva e professores sabedoria para administrar a escola, ao prefeito e a secretária municipal da Educação, Marcia Valéria Lira Santana, pelo apoio e valorização profissional dos gestores e equipe. "O Pacto de Gestão é um incentivo a mais para atingirmos o projeto pedagógico da escola", relatou.

E acrescentou: "Nesta gestão municipal, que chega ao seu quarto ano, a prefeitura tem trabalhado para que possamos estabelecer metas claras a serem atingidas pela comunidade escolar. E olhe que são alguns poucos municípios do Brasil que desenvolvem este tipo de projeto. É preciso garantir um padrão de qualidade que a escola pública merece".

Em 2014, relembra Sueli Amorim, infelizmente não fomos contemplados, mas, desta vez, sim, e com uma boa pontuação. Ela citou ainda que outros aspectos que ajudaram a unidade de ensino a cumprir o Pacto de Gestão foram algumas parcerias da Semed com a Unit (Universidade Tiradentes), Universidade Pio X, além da responsabilidade como gestora.

Entenda o que é o Pacto de Gestão Escolar

O Pacto de Gestão Escolar firma o compromisso da melhoria na qualidade do desempenho de cada escola nas questões pedagógicas e administrativas. As metas são estabelecidas em três grandes grupos. Nas ações coorporativas são avaliados o desenvolvimento das atividades que são comuns a todas as unidades de ensino.

Já o grupo das metas locais são os desafios de aprendizagem da própria escola, onde cada uma tem um IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e um objetivo a atingir nesse quesito, de forma individualizada. 

O terceiro e último grupamento de metas é caracterizado como o de autonomia, onde a escola escreve no seu Projeto Político Pedagógico, que é a identidade da escola, apontando aonde a unidade quer chegar.

O conjunto desses três grupamentos, quando é ultrapassado em 70%, faz jus a uma premiação da valorização pelo Pacto de Gestão. Ao longo do ano, um comitê avaliou as metas de cada escola da rede municipal de Aracaju.