Um espaço aconchegante, que conduz ao universo dos brinquedos e brincadeiras populares. Assim é a sala da Cultura Popular Mestre Euclides, instalada no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega). A unidade cultural, administrada pela Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju), vem encantando crianças e adultos de várias idades. O local, criado para resgatar a cultura popular e suas diversas manifestações culturais em Sergipe, foi inaugurado em outubro de 2014.
A Sala da Cultura Popular traz em suas instalações elementos que lembram o passado, mostrando originalidade e provocando uma troca de conhecimento entre as gerações. Para os adultos, a sala proporciona uma viagem de volta ao tempo, onde a imaginação dá espaço à saudade, permitindo reviver um pouco das brincadeiras que marcaram a infância. Já à garotada, a sala permite o aprendizado e o contato com uma das coisas mais importantes, que é o nosso patrimônio.
A sala é formada por bonecos da lúdica popular, brinquedos como o mané gostoso, pião, carrinhos de madeira, bola de gude e bolas de mais, adereços cênicos e uma tenda que relembra aos visitantes as brincadeiras realizadas no antigo Parque Teófilo Dantas. Além disso, a sala conta com vários mamulengos (fantoches), originais, que por anos deram vida a personagens durante as apresentações do grupo Mamulengo do Cheiroso, um dos mais importantes do país.
O principal objetivo do espaço é enaltecer a cultura popular sergipana e estimular as pessoas sobre a importância do brincar. Além disso, a sala simboliza a cultura da nossa gente e incentiva a salvaguardar o patrimônio que nos pertence. Aberta à visitação, a sala de Cultura Popular Mestre Euclides está localizada no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), que funciona de terça a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 13h. Para mais informações ou agendamento de grupos, os interessados devem entrar em contato através do número 3124-5387.