SMS registra mais de 21 mil atendimentos nos dois primeiros dias do Forró Caju

Saúde
20/06/2016 16h38

No último final de semana, 18 e 19, com a abertura do Forró Caju, a Prefeitura Municipal de Aracaju deu a largada oficial dos festejos juninos na capital sergipana. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que compõem a Rede de Urgência e Emergência (Reue), a Vigilância Sanitária e o Programa Municipal de DST/Aids estiveram de plantão na festa e registraram 21.351 mil atendimentos no geral. Destes 82 foram acolhimento médico, 228 inspeções da Vigilância Sanitária e a distribuição de mais de 21 mil preservativos.

O Posto Médico Avançado registrou 82 atendimentos nos dois dias de festa:  65 clínicos, 38 por alcoolismo e 27 por situações diversas; além de  17 cirúrgicos. De acordo com a coordenadora do posto, Solange Silva, os atendimentos ocorreram dentro do esperado para a festa. “Temos uma equipe preparada e capacitada para receber os forrozeiros que necessitem de atendimento durante todos os dias de Forró Caju. Nesse início de festa foi tudo dentro da normalidade, registramos apenas um caso mais grave de uma pessoa ferida por arma branca e que precisou ser encaminhada para o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE)”.  

As equipes do Programa Municipal DST/Aids distribuíram 15.400 preservativos entre masculinos e femininos, além de 2 mil kits com porta camisinhas e 4 mil géis lubrificantes. Segundo, a coordenadora do programa Débora Oliveira, as equipes de plantão na barraca “Arraiá da Prevenção”, atuaram com um trabalho de conscientização sobre o uso de preservativos e a importância do sexo seguro. “Nós distribuímos os preservativos, panfletos e falamos sobre a necessidade de se cuidar nesses dias de festa, usando camisinha para evitar a transmissão do vírus HIV e as DSTs”, esclareceu.

Já a equipe da Vigilância Sanitária Municipal, composta por 20 fiscais realizou o trabalho de inspeção em 218 estabelecimentos, sendo 82 isopores de bebidas, 34 estabelecimentos diversos, 29 barracas de drinks, 28 towner de lanches, 21 carrinhos de cachorro-quente e batata frita, 18 tendas e seis bares. De acordo com a coordenadora da vigilância, Nazaré Aragão, não houve nenhuma apreensão nem notificação. “Estamos satisfeitos com o trabalho realizado, verificamos que todos os locais inspecionados estão atuando dentro das normas já estabelecidas, com certificados do curso de manipulação de alimentos e usando os equipamentos de proteção individual. Também constatamos que os gelos são de procedência segura, e dessa forma não foi necessária nenhuma apreensão”, pontuou.

As atividades das equipes da SMS continuam até o final do Forró Caju, com servidores de plantão todos os dias da festa.