Hospitais municipais registram mais de 1,3 mil atendimentos no fim de semana

Saúde
20/06/2016 17h00

Os Hospitais Municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul) registraram 1.318 atendimentos no último fim de semana. No sábado, 18, as equipes fizeram 695 atendimentos e no domingo, 19, 623. De acordo com a coordenação da Rede de Urgência e Emergência (Reue), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os índices pontuados ficaram dentro da normalidade, considerando a abertura dos festejos juninos na capital. Desse quantitativo os atendimentos clínicos continuam sendo os mais procurados, foram 910 no total. Nesse período também foram feitas 149 consultas com médico cirurgião nos dois hospitais.

O Hospital Nestor Piva, localizado no bairro Siqueira Campos, registrou um total de 771 atendimentos nos dois dias: 568 clínicos, 87 ortopédicos, 97 consultas com cirurgião e 19 odontológicos. 

Já o Hospital Fernando Franco, no Augusto Franco, contabilizou 547 atendimentos, sendo que 342 foram clínicos, 52 consultas com cirurgião e 153 com médico pediatra. De acordo com a gerente do hospital, Maria Joselita Sobral, o fluxo foi dentro do esperado. “Os pacientes já conhecem nosso trabalho e sabem distinguir que os hospitais municipais são para casos mais graves, deixando para procurar nossos serviços em momentos de grande necessidade”, disse.

Vale ressaltar que os dois hospitais funcionam com o sistema de acolhimento por classificação de risco, que tem como principal objetivo  identificar, de forma mais rápida e precisa, os casos mais emergenciais. O método, validado pelo Ministério da Saúde, segue as recomendações da Política de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS).