Entrando no clima de São João, o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), preparou uma seleção de obras fílmicas para complementar a diversão durante período junino.
Na tarde de hoje, 21, serão exibidos dois filmes, sendo eles o “Tiro, Pólvora e Canção: Uma história contada”, da diretora Marla Galdino, traz depoimentos dos brincantes fardados do Batalhão, desde o mais velho ao mais novo. Já “Gente que Brilha”, com direção de Dia Araújo, conta a história de três gerações de quadrilheiros, que se encontram neste documentário para contar um pouco da história das quadrilhas juninas de Aracaju.
Outro filme que também será destaque é o “Viva São João”. O documentário retrata a turnê de Gilberto Gil por diversas cidades, mostrando uma panorama das festas juninas pelo nordeste brasileiro e a alegria do povo nordestino mesmo em tempos de crises políticas, secas e ofensas pós-eleitorais. A direção ficou por conta de Andrucha Waddington.
Os filmes serão exibidos gratuitamente na sala Walmir Almeida, localizada no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega) com sessões a partir das 15h. Confira a programação:
Dia 21- às 15h, “Tiro, Pólvora e Canção: Uma história contada” e Gente que Brilha - Livre,
Dia 23- às 15h, “Viva São João” – Livre