Ciclo Junino é tema de exposição no Centro Cultural de Aracaju

Funcaju
21/06/2016 13h04
Início > Notícias > Ciclo Junino é tema de exposição no Centro Cultural de Aracaju

Com intuito de promover a cultura popular do Estado e celebrar os festejos juninos, o Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realiza neste mês a exposição “Ciclo Junino, Tradições e Músicas”. A mostra relata o ciclo e suas diferentes formas de expressão com textos e pesquisas feitas pela presidente da Funcaju, Aglaé Fontes.

A mostra, que acontece na sala Museu Prefeito Viana de Assis, é composta por 20 banners, que trazem imagens e textos sobre o ciclo junino desde a sua criação, dando destaque à celebração religiosa, mostrando os santos que fazem parte do ciclo, sem esquecer das crendices e superstições, bem como danças, comidas, fogos e a musicalidade da época.

Os visitantes também poderão apreciar durante a exposição, diversos objetos que remetem à cultura junina, como uma sanfona que está exposta e demais acessórios juninos. Foi preparado, ainda, um cantinho especial para as comidas típicas, para o público apreciar de perto as iguarias do ciclo, a exemplo da macaxeira, coco, amendoim, laranja, grão de milho, entre outros.

No nordeste, o “Ciclo Junino” nos leva a analisar os componentes culturais que se apresentam no mês de junho, envolvendo o sagrado e o profano. Entre as tradições, a adivinhação ganha destaque, sendo as mais populares às associadas ao Santo Antônio, que ajudam na escolha do futuro pretendente. Colocar papeizinhos enrolados com nomes dos pretendentes dentro da água e esperar que o primeiro se abra para apontar o nome do seu prometido é uma das mais famosas, que também pode ser testada pelo visitante.

 

São João é Coisa Nossa

Ainda, em comemoração ao mês dos festejos juninos, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Funcaju, preparou uma programação recheada para todos os aracajuanos. Com a finalidade de resgatar as tradições do período, será realizado, entre os dias 21 e 23 de junho, o “São João é Coisa Nossa”. Com apresentações de trios Pé de serra, quadrilhas juninas e diversos grupos folclóricos na Praça General Valadão, local escolhido para a celebração. Confira a programação abaixo:

 

Programação São João é Coisa Nossa

Dia 21 de Junho

16:00- Trio Pé de Serra

16:30- Quadrilha Xodó da Vila Mirim

17:00- Trio Pé de Serra

18:00- Quadrilha Unidos em Asa Branca

19:00- Trio Pé de Serra

 

Dia 22 de Junho

16:00- Trio Pé de Serra

16:30- Quadrilha Apaga Fogueira Mirim

17:00- Trio Pé de Serra

18:00- Quadrilha em Asa Branca

19:00-Trio Pé de Serra

 

Dia 23 de Junho

16:00- Trio Pé de Serra

16:30- Quadrilha Xodó da Vila Mirim

17:00- Trio Pé de Serra

17:30- Grupo São João na Roça +

18:00- Quadrilha Xodó da Vila

19:00-Trio Pé de Serra