Emurb mobiliza equipes para combater efeitos das chuvas

Obras e Urbanização
22/06/2016 17h42
Início > Noticias > 69882

Desde as primeiras horas desta quarta-feira, 22, que os profissionais da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) desenvolviam as ações de desobstrução nas galerias pluviais no Centro, 13 de Julho, 18 do Forte, Bairro Industrial, Capucho, Inácio Barbosa, Luzia, Ponto Novo, Santa Maria e Santos Dumont. Equipes  itinerantes percorriam durante o dia áreas com pontos de alagamentos ou que apresentasse possibilidade de enchentes ou oferecesse algum risco para os aracajuanos.

Ainda durante a manhã técnicos da empresa municipal atuaram na avenida Gentil Tavares e em outros corredores de trânsito da cidade. Já no bairro 18 do Forte, máquinas e profissionais trabalhavam intensamente para que as águas das chuvas não se acumulassem nas ruas. As medidas preventivas executadas cotidianamente foram intensificadas desde o início da semana, em virtude da previsão dos institutos que indicarem incidência pluviométrica para todo o estado de Sergipe.

Estudos

A Emurb possui um minucioso estudo que aponta alguns fatores que contribuem para a ocorrência de alagamentos: a localização da cidade em terreno terrenos baixos e alagados, além de ter sido povoada em áreas onde antes haviam dunas, mangues, pântanos e lagoas. Aracaju também está situada em uma área cercada por águas, seja através da presença do rio Sergipe, do oceano Atlântico e as praias, o rio Vaza Barris e os afluentes do rio Sergipe - rio do Sal e rio Poxim.

Com o crescimento e expansão urbana de Aracaju, caracterizados nos últimos anos por um ritmo particularmente acelerado de urbanização, tem criado alterações no ciclo hidrológico natural e motivado a ocorrência de situações atípicas no sistema de drenagem da capital. Além disso, o tipo de solo predominante em grande parte de Aracaju e a dispersão de lixos, entulhos e dejetos em vias públicas tem causado o entupimento e a obstrução da rede.

Um problema atual que passa pela colaboração de todos é o descarte irregular de lixo em vias públicas. São de 1.500 pontos já identificados que compromete a capacidade de vazão dos canais e provoca alagamentos por conta de garrafas pets, embalagens plásticas, pedaços de madeira e outros materiais que impactam diretamente o escoamento das águas das chuvas.

Em todos os casos, a atual gestão tem buscado trabalhar de forma adequada e responsável para equacionar os problemas deixados por administrações passadas.

Solicitação

Para registrar algum tipo de solicitação, o cidadão pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).