Dando continuidade as ações de combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou neste sábado, 2, mais uma força-tarefa "Todos contra o mosquito". A ação, que faz parte do cronograma de atividades da SMS, foi realizada em quatro bairros da capital: Luzia, Farolândia, Siqueira Campos e Santos Dumont com equipes de agentes de Endemias e Comunitários de Saúde. A ação teve a parceria de jovens voluntários da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que fazem parte de um projeto chamado “Mãos que ajudam”. Nos quatro bairros, mais de 3 mil residências foram visitadas.
De acordo com o supervisor de Endemias do bairro Lamarão, Adriano da Conceição, a participação dos jovens contribuiu para um maior número de casas visitadas. “A participação deles foi muito produtiva, porque nos ajudou a intensificar o nosso trabalho de conscientização junto à população”, afirmou.
O coordenador do projeto “Mãos que ajudam”, Abel Ramos Santos, disse que a ação faz parte de um trabalho da igreja que é o Dia Mundial do Voluntariado e é pensada de acordo com a necessidade de cada comunidade. “Hoje, em todo o mundo, jovens da nossa igreja estão fazendo algum trabalho voluntário, como aqui a grande preocupação é com os focos do mosquito Aedes, diante das últimas chuvas, nós procuramos a Secretaria e fizemos a proposta dessa parceria que deu muito certo”, pontuou.
Para a dona de casa, moradora do bairro Grageru, Lidja Marlange Feitosa, a participação dos jovens em causas como essa mostra que o combate ao mosquito tem que ser constante. “É muito bom ver essa parceria, acho que quanto mais gente se unir para ajudar a acabar com esse mosquito, melhor vai ser para todos nós. E ver uma igreja engajada nessa tarefa é melhor ainda. Faz a gente perceber que a luta é realmente de todos”, disse.
É sempre bom reforçar que o combate ao Aedes aegypti deve ser uma preocupação de todos, os agentes estão diariamente nas ruas, mas a comunidade pode e deve ajudar. São cuidados simples que devem ser tomados por todos, como: tampar os tonéis e caixas d’água, manter as calhas sempre limpas, usar telas nos ralos e manter as lixeiras bem tampadas.