Orquestra de Câmara participa III Encontro Julino da Barra dos Coqueiros

Funcaju
11/07/2016 17h13
Início > Notícias > Orquestra de Câmara participa III Encontro Julino da Barra dos Coqueiros

Promover o acesso à cultura. Foi com esse objetivo, que integrantes da Orquestra de Câmara da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), se apresentaram na noite da última quinta-feira, 07, na cidade da Barra dos Coqueiros. A participação, no III Encontro Cultural Julino, promovido pelo  Instituto Dona Sula, reuniu a comunidade escolar e demais populares. Violinos, saxofones, flautas, violoncelos e demais instrumentos de percussão deram o tom às músicas levando a platéia ao delírio.

Comandado pelo Maestro Álvaro, músicas como Maracatu, Como é Grande Meu amor por Você e Ave Maria Nordestina fizeram parte do repertório. José Alfredo, que canta no coral da igreja, disse que assistir a Orquestra é motivador. “Essa é a primeira vez que assisto a um espetáculo tão lindo como esse. A sintonia das cordas com os instrumentos de sopro nos faz viajar. Se eu pudesse dar uma nota para essa noite com certeza seria 10”, falou.

Em sua terceira edição, o evento que tem como objetivo contribuir com a cultura, em especial com o movimento comunitário de Barra dos Coqueiros, trouxe para o público não apenas a música, mas dezenas de atividades culturais. De acordo com Gledson Santos, presidente do instituto, o encontro não se limita apenas ao município da Barra. “Todos os anos nós convidamos grupos folclóricos, quadrilhas, grupos teatrais e orquestras de outras cidades do nosso estado, para juntos enaltecermos o encontro que é de todos nós”.

A escolha da Orquestra de Câmara, se deu pela importância do trabalho realizado pela Funcaju, através de sua unidade Escola de Arte Valdice Teles, onde por meio de oficinas geridas por educadores capacitados aproxima crianças e adultos ao mundo das artes.

Aluna da Escola José Franklin Sobral, Flávia Silva, trouxe a filha para apreciar o concerto. Segundo a estudante, assistir aos profissionais da Valdice é uma forma de incentivo a pequena, que há cerca de dois meses iniciou as aulas de violão. “Quando soube da apresentação, não pensei duas vezes e a trouxe. Pois, além de assistir algo que ela nunca viu, o concerto servirá como um incentivo para a minha pequena”, completou.

A Formada por cerca de 70 músicos, entre alunos e professores da unidade, a Orquestra de Câmara é umas dos projetos desenvolvidos pela Funcaju, onde além, de aprender a parte prática dos instrumentos, os alunos também absorvem a técnica teórica. Interessados em integrar a Orquestra pode se inscrever na unidade entre os dias 11 e 15 deste mês.