Está pensando em fazer algo diferente? O Carrossel do Tobias, instalado no Centro Cultural de Aracaju (Antiga Alfândega), é uma boa opção de lazer e uma grande forma de conhecimento. A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), em parceria com o Instituto Banese, resgatou as histórias do brinquedo que chegou à capital sergipana em meados século XX, marcando a infância de muitos aracajuanos.
O Carrossel, fabricado nos Estados Unidos, chegou a Aracaju em dezembro de 1904. Com capacidade para 300 crianças, o brinquedo trouxe como um grande atrativo o Tobias. O boneco de cor negra, que movia a boca enquanto o carrossel girava, encantou crianças e adultos. Antes de chegar em Sergipe, o brinquedo passou pelos estados de Pernambuco e Alagoas. Instalado no antigo Parque Teófilo Dantas, atual Praça Olímpio Campos, o brinquedo foi tombado como Patrimônio Histórico Estadual em 1987, mesmo ano em que foi desativado.
Segundo a museóloga Heyse Souza, o carrossel é muito importante para a história cultural de Aracaju. “É muito válido vim conhecer a história do nosso passado que, inclusive, é muito interessante. Tem todo um esquema montado que ajudará a população mais jovem a entender um pouco, como era comemorado, principalmente, o período em que se comemorava o Natal”, afirmou.
O monumento é um resgate da história de muitas pessoas que puderam usufruir do brinquedo e que hoje se encantam com essa restauração. “O carrossel foi um brinquedo que encantava a todos durante o período de funcionamento. Então, pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer vieram apreciar a restauração e ficaram muito emocionadas”, finaliza a museóloga.
Além de conhecer a história do Carrossel do Tobias através de uma exposição montada no próprio local onde mostra a sua trajetória, o visitante que comparecer ao Centro Cultural terá a oportunidade de conhecer a Biblioteca Mário Cabral, o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV) e o Teatro João Costa que constituem o Centro Cultural de Aracaju, unidade da Funcaju.