A Caravana Saúde Aracaju, promovida pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira, 22, mais uma edição na feira livre do conjunto Agamenon Magalhães. Durante toda a manhã foram ofertados diversos serviços de saúde aos feirantes e à população da localidade. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante realizou 399 testes rápidos de Hepatite B e C, HIV e Sífilis. Também foram feitos 127 exames de glicemia e a aferição de pressão de 91 pessoas. No total, foram realizados 617 atendimentos.
De acordo com o diretor de Atenção à Saúde, Murillo Oliveira, o objetivo da caravana é aproximar ainda mais a população dos serviços de saúde. "Esta é mais uma feira livre que recebe as ações da Caravana Saúde Aracaju e nós ainda vamos percorrer muitas outras. Sabemos que existem pessoas que não têm tempo de procurar as Unidades de Saúde e o que nós pretendemos é justamente atingir esse público", explicou.
Para a aposentada Maria Cravo, a iniciativa gerou a oportunidade de cuidar da saúde enquanto fazia compras na feira. “Eu estava passando e fiquei sabendo dos serviços oferecidos aqui e parei. É uma ótima ação porque nos proporciona acesso mais fácil a diversos exames, e ainda é tão seguro quanto os que são ofertados nos postos”, afirmou.
O feirante Everaldo Dias também aprovou a iniciativa. “Eu trabalho o dia todo e não tenho tempo de ir ao posto. Aqui hoje eu fiz os testes de HIV, Sífilis, Hepatite e ainda de pressão, muito bom mesmo ter esses serviços tão perto da gente”, disse.