Comerciantes e clientes apontam melhorias na feira do Costa Nova

Serviços Urbanos
27/07/2016 11h32
Início > Noticias > 70026

Desde o início de julho deste ano, a empresa Cotinguiba Construções e Serviços, responsável pela padronização das feiras livres de Aracaju (via licitação aprovada em maio de 2015), por decisão própria não está mais executando as funções como determina o contrato vigente com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Diante desta situação, em toda a Capital, os próprios feirantes estão buscando alternativas que possibilitem a execução dos trabalhos.

Para que uma feira aconteça de forma adequada é ideal que exista estrutura completa com toldos, bancas, iluminação, banheiros químicos e balcões refrigeradas. Assim, na feira do Conjunto Costa Nova (zona de expansão), os feirantes contrataram de forma particular uma empresa de logística no setor de montagem de estrutura de feiras. A mudança vem agradando comerciantes e também os clientes que frequentam o local. Segundo os feirantes, questões como iluminação precária e problemas com a falta de calha entre as barracas, toldos furados e não cumprimento com horários de montagem eram comuns durante o período em que a Cotinguiba estava à frente da situação.

“Antes as bancas eram todas desorganizadas e energia só tinha às vezes. A nossa feira acontece no período da noite e em alguns dias às 19h ficávamos sem energia. Recentemente, tivemos problemas com os toldos e os próprios feirantes arrumaram as bancas e nós mesmos, os feirantes, que colocamos a energia através de uma gambiarra, do contrário, a gente não tinha vendido nada. Foi um momento de caos, mas agora estamos mais tranquilos e com nosso funcionamento estabilizado”, disse Cleide de Jesus, vendedora de frutas e hortaliças.

Além das melhorias no espaço, os comerciantes afirmaram também que a feira bem organizada vem atraindo mais clientes, gerando melhorias nas vendas. Para Antônio Alves, quando as “coisas estão organizadas é melhor de trabalhar e vender nossos produtos”.

Para o cliente Paulo Santos, frequentador assíduo, a nova estrutura está de parabéns, pois as mudanças na organização do espaço trouxeram maior conforto, pois “antes a ausência de iluminação e mecanismos de proteção para a chuva eram problemas graves no momento das compras, mas agora a situação melhorou bastante”. De acordo com a dona-de-casa, Maria Acácia Torres, horário noturno, com iluminação ideal, vem proporcionando maior conforto. “Sempre faço compras com minha mãe que é idosa então precisamos de um local bem iluminado e com espaço adequado entre as barracas. A feira do Costa Nova atende às nossas necessidades e assim preferimos comprar nossos alimentos perto de nossa casa”, contou.

A Emsurb informa que a contratação de outra empresa para exercer a função que a Cotinguiba deixou de realizar só poderá acontecer após o encerramento do processo administrativo instaurado para averiguar o abandono do serviço por parte da mesma. Até lá, os feirantes de Aracaju não ficarão desassistidos, pois a Diretoria de Espaços Público e Abastecimento (Direpa) da Emsurb vem disponibilizando banheiros químicos, limpeza (antes, durante e após a feira) e também fiscais para que a organização das feiras livres aconteça da melhor maneira possível.