Exposição do Mirante atrai aracajuanos

Funcaju
28/07/2016 13h59
Início > Noticias > 70037

A Exposição “13 de Julho: um bairro com muitas histórias” segue até o próximo mês no Mirante da 13 de Julho, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Contatando a história do desenvolvimento da localidade, a mostra vem agradando ao público aracajuano, que encontrou na mostra uma oportunidade de conhecer mais sobre a história da capital sergipana e um dos locais mais visitados da cidade.

A exposição narra através de registros fotográficos, o crescimento demográfico e o desenvolvimento da região, que passou de colônia de pescadores a um dos bairros mais nobres da capital. Além de detalhes sobre a situação político-econômica da época.  

A coordenadora da unidade, Christine Hillmann, diz que a maior procura para conhecer a exposição é por parte dos moradores da região. “Essa mostra, em particular, é interessante pelo fato de trazermos informações não somente aos aracajuanos em geral, mas aos próprios moradores do bairro, que desconheciam fatos importantes da 13 de Julho”, disse.

Diante disso, é constante a procura para esclarecer algumas duvidas e até mesmo auxiliar o turista ou quem não conhece a região, que passou a dispor de um novo calçadão. Christine ressalta ainda, a importância do Arquivo Público Municipal para a realização do levantamento dos dados expostos.

“Conseguimos encontrar diversas plantas e fotos da região, que ainda eram desconhecidas, graças ao acervo que podemos encontrar no Arquivo Público. Posso afirmar que ele é uma importante fonte de pesquisa para a criação da exposição”, concluiu.

 

13 de Julho

O bairro que antes era conhecido como Praia Formosa, já foi também um local habitado por pescadores que vislumbravam na área um meio de sobrevivência. Passou a ser chamada de “Praia da 13 de Julho” em 27 de novembro de 1930, através de uma Lei Municipal, marcando na memória do Estado, o levante tenentista.

A exposição fica aberta ao público de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h até o dia 13 de Agosto.