Parque do Poxim será lançado oficialmente em 03 de agosto

Meio Ambiente
29/07/2016 13h02
Início > Noticias > 70040

           No próximo dia 03 de agosto, às 8h, será lançado oficialmente o Parque Natural Municipal do Poxim. O evento acontecerá na Avenida Cecília Meireles, ao lado da Praça Monteiro Lobato (onde fica a sede da Associação de Moradores do Bairro Inácio Barbosa).

O Parque do Poxim é uma das áreas remanescentes de vegetação nativa no município de Aracaju, formado predominantemente por ecossistema  de Manguezal. Abrange uma área de cerca de 1,8 km², o equivalente a quase 20 estádios de futebol. O Parque está localizado dentro dos limites  dos bairros Inácio Barbosa, Farolândia e São Conrado, sendo a sua parte leste banhada pelo Rio Poxim.

Em alguns locais, é possível observar a presença de espécies raras da Mata Atlântica, como a aroeira vermelha (Schinus terebinthifolius) e a ingazeira( Inga sp.) e pau pombo( Tapira guianenses), bem como de espécies de Mangue (Rhizophora Mangue, Lacuncularia racemosa). Há, inclusive, um bosque repleto de exemplares da espécie Avicennia sp., apresentando um porte alto, condição raramente encontrada em áreas urbanas consolidadas  como a da  nossa cidade.

É importante destacar que o Parque abriga também espécies da fauna  formada predominantemente  por  aves ( Garça Azul – Egretta caerulea, Anu preto Crotophaga ani, Carcará – Polyborus  plancus , dentre outros) e crustáceos ( Guaiamum – Cardisoma guanhumi; Aratu- Geniopsis cruentanta), sendo um importante  habitat natural para esses animais.

Proteção Integral

O local é classificado como uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral, na categoria Parque Natural, conforme classificação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação  - SNUC. Essas unidades têm por objetivo principal proteger a natureza, e como Parque possibilita visitação com autorização prévia do órgão gestor.

O Parque Natural Municipal do Rio Poxim será administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), abrigando um Centro de Monitoramento de áreas verdes da cidade, além de abrir para visitação pública para  atividades com fins educacionais.