Lite homenageia Walcyr Carrasco

Cultura
02/08/2016 15h45

Realizado no último sábado, 30, na Biblioteca Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), mais uma edição do “Literaturação”. O projeto realizado através da entre a unidade e o “Projeto dos Sonhos”, reuniu alunos, professores e apaixonados pela literatura. Os homenageados dessa vez foram os escritores Walcyr Carrasco e Hunald de Alencar.

Paulista e Sergipano, respectivamente, os escritores com traços diferentes encantam o público quer seja através da sua dramaturgia ou mesmo da poesia. Conhecido nacionalmente por suas telenovelas, Walcyr foi apresentado de uma forma diferente ao público, causando surpresa. Maruze Reis, coordenadora do projeto, explica que a ideia foi unir dois grandes nomes da literatura, apresentando ao público obras ainda não exploradas.

“Hunald de Alencar, é considerado um dos grandes poetas sergipanos, para contrapor com esse ícone escolhemos a obra literária de Carrasco, ainda não explorada e muito pouco conhecida pelos amantes de literatura. Esse encontro promoveu um aprendizado e uma discussão surpreendente”, completou.

O estudante de psicologia, Luan Belushi, que não perde uma edição ficou fascinado pela escolha dos autores. “O teatro e a literatura é um casamento perfeito. Então, trazer essa junção para o público, apresentando as obras do inesquecível Hunald de Alencar, no qual eu tive a oportunidade de trabalhar, é fantástico e muito importante para a literatura sergipana”, afirmou.

Segundo Ângelo Santos, um dos coordenadores do projeto dos sonhos, a literatura sergipana ainda é ausente na vida de muitas pessoas. O projeto tem como objetivo enaltecer essa vertente, promovendo o acesso a todos. “Temos excelentes escritores em nosso estado, mas muitas pessoas ainda não conhecem suas obras. Nós apresentamos os nossos autores e fazemos comparações com outros conhecidos nacionalmente para que possam perceber o quanto são bons. Então, essa é uma das formas que encontramos para incentivar os jovens a ler obras de autores da terra”, finalizou.

O projeto é realizado há cerca de dois anos, sempre no último sábado do mês, na Biblioteca Municipal Clodomir Silva. Para participar é necessário ter acima de 14 anos e querer aprender mais sobre o mundo literário.