Hoje, 05 de agosto, é o Dia Mundial do Aleitamento Materno, para comemorar a data a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu uma ação com mães e gestantes na Fundat do bairro 17 de Março. O evento foi idealizado pela Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto César Leite com o apoio da equipe do Programa Saúde da Criança e do Adolescente e Jovem (PSCAJ). Durante toda a manhã foram realizadas palestras educativas sobre a importância do aleitamento materno, sorteio de brindes e lanche coletivo.
A coordenadora do PSCAJ, Rita Bitencourt, lembrou que o tema da campanha este ano é “Amamentação: Uma chave para o Desenvolvimento Sustentável". “ A nossa intenção é mostrar para essas mães que, além de todos os benefícios, o ato de amamentar é também um ato de sustentabilidade. Ao amamentar a mãe deixa de descarta caixas ou latas de leite evitando poluir o meio ambiente”, explicou.
Para a apoiadora da 1ª região, Leyde Rayane, a realização dessas ações são muito importantes para lembrar a essas mães que o aleitamento materno é a melhor forma de fornecer ao bebê todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável. “O leite materno promove o desenvolvimento sensor e cognitivo da criança, além de protegê-la contra doenças crônicas e infecciosas. Hoje nós explicamos a importância desse ato, mostramos a forma correta de amamentar os bebês e também tiramos todas as dúvidas das mamães que estiverem presente aqui nesse encontro”.
Mãe de cinco filhos, a dona de casa Lucimeire Correia Silva atendeu ao chamado para participar da ação. “Ouvi o carro de som anunciando esse evento e achei muito importante participar. Amamentei todos os meus filhos no peito até os três anos de idade e incentivo todas as minhas amigas e vizinhas a fazerem o mesmo. Amamentar é um ato de amor”.
Dona Eliane Campos compartilha do mesmo pensamento e além de amamentar os filhos ela também é doadora. “Estou na quinta gestação e pretendo amamentar minha filha pelo menos até os dois anos. Espero ainda ter bastante leite pra conseguir doar para o Banco de Leite, como fiz das outras vezes, porque assim eu consigo também ajudar muitas outras crianças a crescerem com saúde”.