Folclore é destaque na programação mensal da Ivone de Menezes

Funcaju
08/08/2016 12h40
Início > Noticias > 70082

O mês de agosto, onde se comemora o dia do Folclore no Brasil, é animado por seus contos, lendas urbanas e suas músicas populares. Pensando em enaltecer a cultura popular brasileira, a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes preparou uma programação para lá de especial. Alunos da rede pública e privada terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura popular.

Amanhã, 09, a biblioteca recebe a primeira turma de estudantes da Escola Estadual Geraldo Barreto Sobral. Cerca de 50 alunos, do 3º ano do ensino fundamental, visitarão a unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), onde inicia-se oficialmente as atividades do mês. Para a coordenadora, Telma Santos, preservar as tradições e cultura brasileira é de suma importância. “Brincadeiras, mitos e contos serão apresentados para as crianças. A ideia é mostrar aos pequenos o quanto é importante preservar a cultura popular”, falou.

Os visitantes ficarão encantados com o esquema planejado pela unidade. O intuito da programação é enaltecer a relevância da cultura popular e incentivar a leitura através de obras escritas pelos autores: Monteiro Lobato, Silvio Romero e Ricardo Azevedo, que terão destaque durante todo o mês.

Segundo Telma, a biblioteca espera receber um número superior ao do mesmo período do ano passado. “A programação deste mês está muito legal, sempre com o objetivo de incentivar a população a ingressar no mundo da leitura. Aguardamos receber um público maior de visitantes”, reforçou.

Durante todo o ano, a biblioteca realiza atividades dando ênfase aos períodos comemorativos. A intenção é reforçar a importância da preservação da cultura, além incentivar a população a praticar à leitura apresentando os autores que tem destaque durante o período.

 

O que é Folclore

 

Pode-se definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que são passadas de geração a geração. Na maioria das vezes, nascidos da imaginação das pessoas, principalmente dos moradores do interior do país. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem a festas populares, que ocorrem nos quatro cantos do país.