Hospitais Municipais registram 1.452 atendimentos neste fim de semana

Saúde
08/08/2016 17h03
Início > Notícias > Hospitais Municipais registram 1.452 atendimentos neste fim de semana

Os Hospitais Municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul) realizaram juntos 1.452 atendimentos durante o sábado, 6, e domingo, 7, sendo a maioria destes concentrados na especialidade clínica, com 1.005 atendimentos. Segundo dados divulgados, os profissionais registraram que o atendimento foi dentro da normalidade para o fim de semana.

Normalmente, o Hospital Nestor Piva registra o maior número de pacientes atendidos. Dessa vez o total de atendimento foi 834. "Por estar localizado numa área central, o hospital abrange um maior número de bairros circunvizinhos, o que, consequentemente, aumenta o número de atendimentos. Ao todo, foram registrados 601 casos clínicos, 108 ortopédicos, 96 cirúrgicos e 29 odontológicos", destacou a coordenadora do Nestor Piva, Solange Silva.

Já no Hospital Fernando Franco, o final de semana foi bastante estável, com um total de 618 atendimentos, sendo destes, 404 clínicos, 149 pediátricos e 65 cirúrgicos. "Nossas equipes atenderam um quantitativo relativamente mediano, o que nos deu mais tempo com cada paciente. Registramos um período de tranquilidade nos Hospitais Municipais e isso reflete na confiança da população em nos procurar, nos momentos certos, tendo em nós uma referência de atendimento", disse a coordenadora do Fernando Franco, Maria Joselita Sobral.

É importante destacar que os hospitais atendem de acordo com a classificação de risco dos pacientes, dando prioridade aos casos mais urgentes. Essa medida é prevista pelo Ministério da Saúde (MS) e visa otimizar o tempo de espera e melhorar o atendimento. "Agora, os pacientes que chegam aos hospitais passam por uma triagem, e o atendimento obedece o nível de gravidade de cada caso, ou seja, não é atendido quem chega primeiro, mas quem está em situação mais delicada", afirmou a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência (Reue), Roberta Lisboa.