Em audiência pública, foi apresentado nesta terça-feira, 09, pela manhã, o Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV) do empreendimento Residencial Mar Azul, planejado para o Bairro Farolândia. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), e contou com a participação de representantes de órgãos municipais, ONG’s ambientais, líderes comunitários e demais interessados.
A audiência foi bastante concorrida, sendo a abertura realizada pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos. Ele destacou a importância dessa etapa do processo para a concessão do alvará de construção, nos termos da lei.
O empreendimento colocado em questão ocupará cerca de 223.000m² do Bairro Farolândia, podendo causar impactos no espaço urbano ou no meio natural circundante. Por isso, de acordo com o Plano Diretor, devem ser analisados “os efeitos positivos e negativos do empreendimento ou atividade quanto à qualidade de vida da população residente na área e proximidades”(Art. 203).
A empresa Ambienterra foi contratada pela Construtora Celi para executar o projeto. “É importante estudar a interação do empreendimento com o bairro de uma forma geral, visando todos os setores, a exemplo do sistema do impacto viário e da questão da infraestrutura do local”, declarou o representante da empresa Ambienterra, Diego Silveira.
O projeto foi analisado pela Comissão do Riv, formada por representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema),da SMTT, da Emsurb e da Seplog. “O produto final precisa apresentar medidas compensatórias e mitigadoras para o meio ambiente”, ressalta o arquiteto da Sema, Rômulo César de Almeida Gomes.