Cerca de 30 alunos, do 1º ao 3º ano do ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Estadual Ministro Geral Barreto Sobral, visitaram a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes na manhã de ontem, 10. De acordo com a professora, Ana Paula Silva, a escolha da unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), foi por ser referência em práticas incentivadoras ao mundo da leitura. “Temos a Ivone de Menezes como uma referência quando se trata de acolhimento e inventivo à leitura. Então, a escolha foi justamente por isso”, disse.
Recepcionados pela coordenadora da unidade, Telma Santos, que reservou o auditório para o início das atividades, os alunos brincaram e cantaram diversas cantigas, que fazem parte do acervo folclórico brasileiro, contagiando toda a turma. Após a recepção e a prática de algumas atividades com teor educativo, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todas as instalações da biblioteca, sendo levados por fim, para participar de uma roda de leitura conhecendo autores consagrados em todo Brasil, a exemplo de Maurício de Sousa.
Segundo Telma, a biblioteca foi capacitada para atender toda à população, incluindo o público que necessita de cuidados especiais. “Nós temos salas bem equipadas, que são aptas para receber todo o tipo de público. Ficamos muito felizes em saber que as escolas podem contar com a biblioteca Ivone de Menezes, não só como uma fonte de saber, mas também como um espaço para lazer”, afirmou.
Preocupada com a inclusão social a unidade tem preparado mensalmente programações que incluam toda a comunidade, o que tem chamado bastante a atenção do público. Para a educadora Ana Paula a Ivone de Menezes funciona como uma grande parceira no desenvolvimento do aprendizado dos alunos. “Projetos voltados ao público especial é de fundamental importância, para que eles possam saber que apesar de ter algumas limitações, podem usufruir da sabedoria que a biblioteca tem a oferecer”, falou emocionada a professora.
Durante o mês de agosto a biblioteca está com sua programação voltada ao folclore brasileiro. Unidades de ensino que queiram participar encontrarão na Biblioteca atividades como: Rodas de leitura, Galeria dos Escritores, o memorial da Patrona Ivone de Menezes e o próprio acervo.