Na tarde desta terça-feira, 16, a coordenação do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou uma capacitação junto aos integrantes da ONG Unidas, localizada no bairro Luzia. Cerca de 15 pessoas participaram do treinamento e a partir de agora todas elas estão aptas a realizarem o teste rápido de HIV por fluido oral no público assistido pela instituição. Esse é um grande reforço nas ações preventivas de saúde realizadas pela SMS que visam atingir uma população bastante específica, que são os transexuais, gays, travestis e bissexuais.
O encontro foi uma solicitação da própria ONG que já havia participado de uma capacitação oferecida pelo Ministério da Saúde (MS), como explica Nicelma Sampaio coordenadora de Projetos da Unidas. “Eu estive em Brasília no mês passado junto com outra representante da ONG e fomos treinadas lá. Hoje nós pedimos o apoio da SMS para capacitar as outras pessoas que serão envolvidas nesse processo. Inicialmente teremos quatro educadores e três voluntários que irão fazer o trabalho de campo não somente em Aracaju, mas também no interior do Estado.”
A coordenadora do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, Débora Oliveira, ressaltou que a SMS irá acompanhar de perto os resultados dos exames realizados pela ONG. “ Nós pactuamos que aquelas pessoas que fizerem o exame e apresentarem um resultado positivo para HIV serão imediatamente encaminhadas para o Centro de Especialidades Médicas (Cemar), no Siqueira Campos. Esses pacientes farão um exame de confirmação e, caso o resultado seja o mesmo, eles iniciarão o tratamento e o acompanhados por uma equipe multidisciplinar”, explicou.