Novo sistema da Sema promete agilizar denúncias

Meio Ambiente
22/08/2016 12h58

O novo Sistema de Gestão (SISGES), desenvolvido pela equipe de TI da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), tem por finalidade agilizar processos, tanto para a população em geral, como para os setores do órgão. O sistema trará benefícios para a sociedade, pois, quanto mais o sistema estiver informatizado, mais rápido será para o cidadão cadastrar uma demanda, como podas, supressões, entre outros serviços de competência da secretaria.

Além disso, a ideia do sistema é integrar os departamentos do órgão, fazendo com que eles se comuniquem de forma digital e que tenham acesso às informações que precisam mais rápido. O novo sistema também visa reduzir o uso do papel.

Em breve, os fiscais poderão consultar o andamento de todos os processos de forma online”, garante o gestor de TI da Sema, Thalles Daniel Sá Costa.

Monitoramento

O Departamento de Tecnologia da Informação da Sema desenvolveu recentemente o monitoramento online, que faz parte do primeiro módulo do SISGES. O monitoramento detecta pontos irregulares de descarte de resíduos nas proximidades do Aeroporto Santa Maria. A ideia é evitar a proliferação de aves de rapina no local para que não haja acidentes aéreos.

A Sema criou um mapa online possibilitando que as demandas da Infraero sejam atendidas com mais precisão. Através de um grupo criado no aplicativo Whatsapp, a Sema e a Infraero trabalham em equipe para evitar transtornos nas redondezas do aeroporto.