O secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, o presidente da Emsurb, Sidclay Souza Santos, os assessores da Sema, José Rosa Felipe e Salete Rangel, além de técnicos e analistas do órgão ambiental acompanharam o descarregamento das mudas. “Esta é uma etapa importante para a conclusão de nossa meta este ano, que é plantar 40 mil mudas na cidade”, declarou o secretário Eduardo Matos.
Parque mais arborizado
Além de plantar em vias públicas e praças, o Plano de Arborização também inclui o Parque Augusto Franco (Sementeira). “A ideia é transformar o Parque num verdadeiro viveiro de mudas florestais, não só para conservar como também para pesquisas. A Sema pretende fazer com que a população conheça as espécies pertencentes ao nosso bioma e as preservem”, revela a assessora técnica da Sema, Salete Rangel.
As mudas adquiridas, por enquanto, são para o plantio da cidade. Mas, com a revitalização do Horto, também incluído no Plano de Arborização, os especialistas da Sema esperam que, em alguns anos, haverá o suficiente para disponibilizar para a população. O plantio no Parque permitirá aos especialistas estudarem as espécies que mais se adaptam ao solo de Aracaju e cultivar diversidade de sementes.
Benefícios
A maioria das espécies de mudas escolhidas tem por objetivo trazer algum benefício para os aracajuanos, além da beleza natural. Um exemplo é o Oiti, que apresenta a copa arredondada e fornece sombra para população. Tem também o Jatobá, conhecido como “faxineiro do ar”, uma espécie que possui o poder de despoluir o meio ambiente.
Desde o mês de maio deste ano, a Sema vem plantando árvores nos bairros. Entre os já beneficiados estão Aruana, Coroa do Meio, Centro, Capucho, Getúlio Vargas, Industrial, Jabotiana e Santos Dumont.