Centro Cultural de Aracaju promove exposições sobre a Cultura Popular

Funcaju
23/08/2016 16h45
Início > Notícias > Centro Cultural de Aracaju promove exposições sobre a Cultura Popular

O Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), cumprindo seu papel, que é disseminar a Cultura Popular de Aracaju, dá continuidade as exposições “Danças e Folguedos” e “Ciclo Junino”. As mostras reúnem diversos elementos, frutos de uma vasta pesquisa feita pela professora Aglaé Fontes, presidente da Funcaju e pesquisadora da Cultura Popular, levando o público a uma verdadeira aula de história.

“Danças e Folguedos” reúne cerca de 20 banners, onde é retratada a diversidade da Cultura Popular do nordeste com enfoque em Sergipe. A exposição faz uma viagem no tempo e relata a história do folclore contando sobre o surgimento, a disseminação e suas peculiaridades. Durante a visita, o público pode fazer uma viagem à cultura local, por meio dos registros feitos pelo fotógrafo Adilson Souza.

A exposição retrata as origens, as danças na antiguidade e suas influências no Brasil finalizando na importância dos grupos folclóricos de Aracaju. Grupos como o Pastoril, Parafuso, Guerreiro e a festa do Lambe Sujo na cidade de Laranjeiras ilustram a mostra, que é uma das mais visitadas do espaço desde a sua criação.

Os visitantes, ainda podem ver a exposição “Ciclo Junino: Tradição e Música”. Atendendo aos pedidos, a mostra que já esteve em cartaz no Museu Viana de Assis ano passado, retornou ao Centro Cultural a fim de atender a todos os interessados em saber mais sobre a nossa cultura. Formada por 20 banners, com textos explicativos e imagens, a exposição explica o ciclo junino a partir da sua criação dando ênfase as celebrações religiosas.

Elementos como a Sanfona, o chapéu de couro e as comidas presentes no período junino, que são o amendoim, o coco, macaxeira e o milho, auxiliam no enriquecimento de informações, além de deixar o cenário mais atrativo. A louvação aos santos juninos e sua importância também é destaque na exposição.

Ambas as exposições fazem parte do cronograma de atividades preparadas pela Funcaju em alusão ao mês do Folclore. Além das mostras, o Centro Cultural de Aracaju será palco de dois grandes eventos, sendo uma jornada de estudos, "Nos caminhos da Cultura Popular", e o “Simpósio de Música Nordestina”, reunindo especialistas em diversas áreas da cultura popular a fim de palestrar sobre a importância da conservação do patrimônio imaterial de nossa cidade.