Contadores de estórias da Clodomir Silva levam entretenimento para crianças

Funcaju
23/08/2016 16h59
Início > Noticias > 70142

Sorrir, cantar e se energizar utilizando como meio de condução o imaginário. A viagem mágica acontece por meio de estórias. Essas sensações foram vivenciadas pelas crianças do Jardim de Infância José Garcez Vieira, que receberam na tarde de hoje, a equipe da Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Em cena, as contadoras de estórias que, especificamente nesta tarde, 23, apresentaram o conto popular do “Bumba meu Boi”.

A contadora de estória Osaneide Rosa dos Santos divertiu as crianças, dividindo-se entre a interpretação da estória e outros apetrechos para uma melhor memorização das crianças. São várias as versões do Bumba meu Boi, mas para aquelas crianças, o conto popular teve uma pitada a mais de criatividade. A contadora fez uma miscelânea de versões, acrescentando um toque pessoal. Daí, o resultado – um trabalho criativo que conquista o  público, tanto infantil quanto adulto.

No enredo, surgem alguns personagens, a exemplo do casal Chico e Catirina, o fazendeiro, o bumba meu boi e os índios. A cada personagem diferente, a contadora utilizou uma performance  diferente, fato que prendeu a atenção da petizada.

Osaneide dos Santos explicou que a estória é sempre bem-vinda pelo espectador. “A gente utiliza musicalização e a dramatização para envolver aqueles que estão ouvindo as nossas estórias”, comentou, acrescentando que é uma bibliotecária, contadora de estórias e isso a deixa feliz porque o entretenimento é importante na vida das pessoas.

E, para completar, Osaneide teve exemplo de contadores de estórias, o pai e a mãe. “Eram momentos mágicos que marcaram a minha vida. E, espero por meio do meu trabalho, também dar uma parcela de contribuição para as crianças não deixarem de sonhar, de construir momentos que também ficarão incutidos em suas mentes.