Dando continuidade às louvações folclóricas, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) iniciou Simpósio de Músicas Nordestinas em Aracaju. O evento que acontece nos dias nos dias 25 e 26 faz parte da programação dedicada ao folclore sergipano e tem como parceira a Universidade Federal de Sergipe (UFS).
O evento, que teve início na manhã de hoje, 25, no Teatro João Costa, localizado no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), unidade da Funcaju, foi marcado pelas palavras da presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, e do magnífico reitor da UFS, Ângelo Antonielli.
A presidente da Funcaju ressaltou a importância em promover o debate do ensino musical promovido por ambas as instituições. A Orquestra de Câmara da Funcaju, sob a regência do maestro, Álvaro Araújo, abriu oficialmente as apresentações do primeiro dia. Lamento, Suíte Pernambucana, Cheiro da Terra e Ave Maria, fizeram parte do repertório da orquestra, que animou a todos.
O pesquisador e cantor, Silvério Pessoa, o maestro e professor do Instituto Federal do Ceará, Potyguar Fontenelle, também farão parte das apresentações e discutirão temas como “Batidas Urbanas- Projeto Micróbio do Frevo” e “Produção e direção musical voltada para o forró moderno”, respectivamente.
Segundo Sérgio Chagas, coordenador da Escola de Arte Valdice Teles, os temas discutidos é uma forma de dinamizar os assuntos sobre música e cultura. “Nós partimos do princípio de apresentar ao público um leque de opções, onde eles possam conhecer um pouco mais sobre as músicas da nossa região e sobre tudo a nossa cultura de forma dinamizada”, afirmou.
Agregar conhecimento
Para o professor, Péricles Andrade, esse evento é uma oportunidade para os alunos e pesquisadores das universidades fazerem discussões com especialistas sobre a trajetória da música nordestina brasileira. “Essa é uma forma de discutir temas importantes sobre a música nordestina, que muitas vezes não temos a oportunidade de debater em sala de aula, a exemplo do trajeto e do próprio surgimento da música no nordeste”, disse.
O Simpósio de Música Nordestina é uma realização da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Funcaju em parceria com a UFS. Ainda segundo Péricles, eventos como esse estimulam o aprendizado dos novos músicos. “Essa é a segunda parceria realizada entre a Funcaju e a UFS, que com certeza será uma semente onde disseminará o interesse em discutir a relevância da cultura popular nordestina em todo estado de Sergipe”, complementou.
O Simpósio de Música Nordestina acontece nos dias 25 e 26, levando para o público pesquisas sobre a origem e o desenvolvimento, identificação sobre as várias contribuições étnicas e a valorização dos estilos musicais. Foram disponibilizadas 120 vagas, destinadas a professores, alunos, amante da música popular nordestina.