A Central de Abastecimentos de Aracaju (Ceasa) recebeu na manhã desta quinta-feira, 25, Dia do Feirante, uma ação de saúde promovida pelo Programa Mesa Brasil do SESC em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na ação, os feirantes tiveram acesso ao CTA Itinerante, que realizou 288 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, além de 90 testes de glicemia e 190 aferições de pressão arterial. Também foram realizadas medições do Índice de Massa Corpórea (IMC) durante as atividades laborais.
Nadja dos Santos, auxiliar administrativa da Ceasa, diz que a ação é muito boa, pois traz a prevenção para quem não tem acesso. “Dentre os principais públicos para essas ações são as pessoas que trabalham sempre muito cedo e ficam sem conseguir chegar aos postos de saúde para o agendamento de consultas e exames. Os trabalhadores que ficam no local o dia inteiro também são bastante beneficiados por esse tipo de ação”, informou.
De acordo com Jaqueline de Cerqueira Freitas, gerente do Programa Mesa Brasil do SESC Sergipe, o SESC, através do Programa Mesa Brasil, tem os feirantes como parceiros indispensáveis para o trabalho. “Esses feirantes doam alimentos todos os dias que perderam valor comercial, mas não perderam valor nutritivo e esses alimentos são repassados para instituições sociais cadastradas no programa”, destacou.
Jaqueline também afirma que esse trabalho é feito o ano inteiro e nada mais justo que hoje, no Dia do Feirante, prestar uma homenagem a esses que cuidam de tantos. “Estamos aqui levando cuidados de saúde pra eles, para verificar determinados resultados que quando diagnosticados mais cedo, melhor para o andamento do tratamento. Então são coisas que fazem com que eles se sintam valorizados e a gente retribui um pouco o carinho que eles nos prestam, não só a nós do SESC como para todas as pessoas que precisam do alimento que a gente consegue levar”.
Débora Oliveira, coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais, destaca a importância dessa parceria. “Ficamos felizes como essas parcerias conseguem levar para a população os diagnósticos precoces. Esse momento de interação é importante para instrução e prevenção da população”.