Biblioteca Mário Cabral realiza atividades sobre escritor Silvio Romero

Funcaju
30/08/2016 15h17
Início > Notícias > Biblioteca Mário Cabral realiza atividades sobre escritor Silvio Romero

Na manhã de hoje, 30, a Biblioteca Mário Cabral, unidade da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju) recebeu cerca de 30 alunos do 4º e 5º ano, do Colégio Estadual Prof. Acrisio Cruz. Divididos em grupos, os pequenos conheceram não somente o acervo da biblioteca, onde encontraram livros de autores sergipanos como Tobias Barreto e Aglaé Fontes, mas também as salas de exposição, incluindo o Carrossel de Tobias, Teatro João Costa e o Cinema Walmir Almeida.

O objetivo da atividade era proporcionar mais conhecimento aos alunos, apresentando diversos autores sergipanos, em especial o lagartense Silvio Romero. Para facilitar a compreensão de todos, a petizada foi dividida em grupos de até cinco integrantes cada um. Em formato de circulo, a grande roda de leitura foi constituída e dado início à leitura de alguns textos que compõem a obra de Romero.

O livro apresentado por Verônica Cardoso, coordenadora da biblioteca, foi “Contos Populares Brasileiros de Silvio Romero”. Segundo ela, a escolha do livro tem como intuito enaltecer a tradição e a cultura sergipana, já que estamos no mês onde se comemora o folclore brasileiro. “Romero foi um dos primeiros sergipanos a pesquisar sobre o folclore. O livro apresentado mostra a importância da preservação das tradições”, disse.

Entusiasmados com a quantidade de livros nunca vistos, pois para muitos, essa é a primeira visita a uma biblioteca. Fora do espaço escolar, a petizada é estimulada por professores a colocar em prática o que é absorvido em sala de aula. “Trazer eles para conhecerem outras bibliotecas é como se estivesse levando-os para outro universo. Muitos ainda, não tiveram a oportunidade de conhecer outro acervo a não ser o da escola que freqüentam. Então, é muito importante essa visita até mesmo para incentivar à prática da leitura”, afirma a professora do colégio, Renata Oliveira.

Stefany Silva, aluna do 5º, gostou do que viu. Para a estudante, bibliotecas grandes como a Mário Cabral, somente era possível encontrar em cidades como São Paulo. “Fiquei muito feliz em saber que existem bibliotecas grandes como está aqui em Aracaju. Pensei que fosse coisa de filme”, explicou emocionada.