Caravana Saúde Aracaju realiza mais de 500 atendimentos no Castelo Branco

Saúde
09/09/2016 12h21
Início > Noticias > 70185

Na manhã desta sexta-feira, 9, foi a vez da feira livre do conjunto Castelo Branco receber as ações da Caravana Saúde Aracaju. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) trabalharam durante toda a manhã oferecendo aos feirantes e a comunidade diversos serviços de promoção à saúde. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante realizou 336 testes rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis. Também foram feitos 99 exames de glicemia capilar e 123 aferições de pressão arterial, sendo que  21 pessoas  apresentaram alterações nos exames, receberam no local as primeiras orientações sobre os cuidados que devem adotar e foram encaminhadas para a Unidade de Saúde da Família (USF) mais perto de onde moram. No total, foram realizados 558 atendimentos. Durante a ação  houve ainda a distribuição de preservativos femininos e masculinos, além de panfletos educativos.

A feirante Maria Izabel de Oliveira, 57 anos, não perdeu tempo e passou logo cedo pela tenda da Caravana Saúde Aracaju. “ Achei muito bom esse serviço, foi uma ótima oportunidade de poder conferir como anda minha saúde. Já participei da ação em outras feiras e sempre que possível  eu irei novamente”.

O aposentado Idomil Marques também aproveitou a Caravana para verificar a pressão e fazer teste de glicemia. " Sou diabético e preciso acompanhar sempre minha glicemia. Como o aparelho que tenho em casa deu defeito, assim que soube que teria esse serviço aqui hoje eu corri pra fazer os exames. Achei muito boa essa Caravana, porque ela está num local próximo aonde a gente mora e não precisamos nos deslocar para muito longe".

 O senhor José Acioli da Silva, que também é aposentado, comemorou o aniversário de 81 anos cuidando da saúde e elogiou a iniciativa da Prefeitura de Aracaju. "Fiz os exames e fui muito bem acolhido aqui na Caravana. Os profissionais são excelentes e bastante atenciosos. Na minha idade é muito importante acompanhar sempre a pressão e o açúcar no sangue, e foi muito bom ter esse serviço aqui bem pertinho de casa e sem ter que esperar numa longa fila”, destacou.

Iniciada em abril deste ano, a caravana já percorreu 25 localidades, sendo 18 delas integradas às feiras livres, com o objetivo de aproximar ainda mais a população dos serviços de saúde, somando quase 16 mil atendimentos em cinco meses.