Preocupada com a qualidade do atendimento oferecido aos cidadãos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) continua realizando reformas e restaurações nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital. As estruturas físicas dos prédios estão passando por reparos com o objetivo de trazer mais comodidade e conforto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
No período de cinco meses, do final do mês de abril até agosto, 19 USFs foram revitalizadas: João Bezerra, Santa Terezinha, Antônio Alves, Hugo Gurgel, Augusto César Leite, Celso Daniel, Ávila Nabuco, Dona Sinhazinha, Madre Tereza, Edézio Vieira de Melo, Cândida Alves, Dona Jovem, Oswaldo de Souza, José Quintiliano, Carlos Hardmam, Lauro Dantas, Onésimo Pinto, Anália Pina e João Oliveira Sobral. De acordo com o gerente de manutenção da SMS, Marcos Emanoel da Silva, cada uma delas passou por um processo de reforma dependendo da sua necessidade. “Nós observamos o que cada unidade precisava ser reparado, por isso algumas passaram por pinturas, instalação de equipamentos, restauração do telhado, enquanto outras só passaram por pinturas e consertos em geral”.
Ainda de acordo com Marcos Emanoel, além das obras, a SMS também está investindo na substituição de equipamentos antigos. “Todas as 43 Unidades de Saúde de Aracaju irão receber ventiladores novos. Em algumas delas já foi realizada também a troca dos aparelhos de ar-condicionado que apresentavam problemas”, explicou.
Na Unidade Santa Terezinha, segundo a gerente Renata Cardoso, foram instalados aparelhos de ar-condicionado na farmácia, na sala da gerência, na sala de odontologia e em um consultório médico. A unidade também teve as áreas internas e externas pintadas, além de consertos menores e instalação de ventiladores. Já na Unidade João Bezerra os reparos foram troca das portas, pintura interna, externa e pintura do piso, instalação de ar-condicionado e instalação de grade na entrada da unidade.
A Unidade de Saúde localizada no Santa Maria, USF Celso Daniel, também passou por processo de reforma. De acordo com a gerente da unidade, Carla Regina da Silva Oliveira, foram realizadas pinturas externas e internas, conserto de banheiros, portas e fechaduras, além dos reparos no sistema elétrico e em algumas salas. “A reforma facilitou muito para os profissionais e também para os usuários. Melhorou bastante no conforto e também ficou um ambiente mais organizado”, explicou.
A população também aprova essas reformas. Uma delas é a gestante Thais Camila, que faz o acompanhamento do pré-natal na USF Celso Daniel. “Moro no conjunto Padre Pedro e a unidade fica pertinho da minha casa. Essa é uma unidade que melhorou bastante depois da reforma, principalmente a parte da pintura, deixou a unidade com um visual mais agradável”, informou.
Patrícia Gonçalves de Araújo é gerente da unidade Antônio Alves, na Atalaia, e explica que a unidade recebeu reparos nas portas, telhado, torneiras e na parte elétrica e no encanamento. “Também foram realizadas pintura total da unidade, limpeza dos ares-condicionados e outros serviços de manutenção básica”, disse.
A Unidade Dona Sinhazinha, localizada na Hermes Fontes, passou por reparos de pintura, limpeza dos aparelhos de ar-condicionado, capinagem na calçada, além de manutenções contínuas de reparos básicos, principalmente a troca das lâmpadas que foram realizadas em todas as unidades que atendem com o horário estendido.
O secretário Municipal da Saúde, Antônio Almeida, ressalta que todas melhorias estão sendo realizadas pensando no bem estar da população. “O nosso objetivo é oferecer um serviço de saúde digno para todos aqueles que fazem uso do SUS. Nesse sentido, entendemos que é importante não só uma boa oferta de consulta e exames, mas também garantir o conforto da população dentro das Unidades de Saúde, por isso esses reparos estruturais são importantes”.