Colaboradores da Funcaju participam de Circuito Sergipe de Curadoria

Funcaju
15/09/2016 17h32
Início > Notícias > Colaboradores da Funcaju participam de Circuito Sergipe de Curadoria

Com a intenção de qualificar e aprimorar ainda mais o conhecimento dos seus colaboradores, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), selecionou dois servidores para participar do Circuito de Curadoria de Sergipe, projeto contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12ª Edição.

O evento tem como intuito capacitar em curadoria o público atuante nas artes visuais em Sergipe. Os encontros são divididos em rodas de conversar, aberta ao público geral, e etapas com palestras para os participantes inscritos e selecionados. Realizado pelo Instituto Banese, por meio do Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda o evento reúne cerca 30 profissionais.

Os escolhidos pela Funcaju para fazer parte do evento foram a museóloga, Heyse Souza, que atua no Centro Cultural de Aracaju, e o Assessor Especial e responsável pela criação das exposições da antiga Alfândega, Gustavo Aguiar. A Fundação Cultural sempre cumpre seu papel em apoiar os funcionários, incentivando os mesmos a participar de ações que tenham como objetivo aprimorar e engrandecer o conhecimento individual de cada um.

Heyse explica que participar do curso é de extrema importância não somente para o conhecimento pessoal, mas principalmente para a execução do trabalho, que passa a ser desenvolvido com mais primor. “Profissionais respeitadíssimos do ramo estão participando do circuito, é sempre bom adquirir novas experiências. É um honra imensa poder contar com o apoio e incentivo da Funcaju, pois nossa capacitação reflete diretamente no atendimento e serviço prestado á população aracajuana. Só posso agradecer por ter sido contemplada com esse curso, que com certeza só me trará coisas boas”, afirmou.

Segundo Gustavo Aguiar, o circuito de curadoria Sergipe é uma oportunidade para ouvir sobre as experiências de profissionais de outros estados com atuações no Brasil e no exterior. ”A primeira palestrante Cristina Tejo, abordou a curadoria de arte pela ótica da sociologia. A segunda, Ligia Nobre, falou sobre a experiência curatorial na X Bienal de São Paulo e sobre instalações que envolvem arte e arquitetura. É sempre bom vivenciar novas percepções e descobrir a curadoria enquanto atividade ampla e de várias ramificações”, contou.

A Funcaju realiza com constância exposições e mostras que enaltecem a cultura popular local. Além disso, a Fundação dispõe de uma Galeria de Arte, um Museu e um espaço também dedicado a exposições, que é o Mirante da 13 de Julho. Segundo os participantes, a ideia é propagar o conhecimento obtido ao término do curso com os demais colaboradores ligados à área. O curso que tem encontros semanais e segue até o dia 09 de outubro.