A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), expandiu o Projeto de Extensão desenvolvido em sua unidade, Escola de Arte Valdice Teles. O projeto é desenvolvido na Associação Comunitária Nossa Senhora do Carmo (Asconsec), localizada no Alto da Jaqueira e atende crianças entre 5 a 16 anos. Anteriormente, o projeto atendia cerca de 50 crianças nos cursos de violão, flauta doce e canto. Atualmente, são mais de 90 alunos com a adição do curso de percussão. As aulas são ministradas nas segundas e sextas-feiras, sempre no período da tarde na sede da própria Asconsec.
De acordo com o coordenador da Valdice Teles, Sérgio Chagas, os cursos têm como objetivo levar para os alunos a arte educação, promovendo a socialização. “O curso de extensão é de suma importância para a comunidade onde ele é desenvolvido. O ambiente que essas crianças convivem é de contínuo risco de marginalização e a inserção de projetos culturais livra esses jovens de problemas futuros”, afirmou.
Professor da Escola de Arte há mais de 20 anos, Marcos Mancada, foi escolhido para ministrar as aulas de percussão e, segundo ele, está sendo um dos momentos mais importantes de sua vida. “Estamos desenvolvendo um projeto de Maracatu e Reisado e a cada dia vejo como esse projeto é importante para os nossos alunos. Essas crianças precisam constantemente do apoio de todos nos professores. Eles são brilhantes. Basta apenas serem incentivados, e isso me traz muita felicidade”, falou emocionado.
Segundo a professora Aglaé Fontes, presidente da Funcaju, o projeto surgiu com a intenção de sociabilizar o conhecimento em uma vertente local, com crianças de classes populares que estão precisando dessas atividades e a Funcaju com sua escola de arte pôde deslocar professores para desenvolver um trabalho diretamente lá. "Já era desenvolvido trabalhos na comunidade, mas só depois que a nova gestão assumiu a Funcaju foi realizado a legalização do projeto através de um convênio com a Asconsec”, explicou.
A Valdice Teles desenvolve um trabalho de formação artística com crianças, jovens e adultos. De segunda a sábado cerca de 900 alunos aprendem e se especializam em 24 cursos a exemplo de violão clássico, dança contemporânea, sanfona, canto e violino. Além disso, a unidade mantém a Orquestra de Câmara composta por cerca de 70 músicos, todos alunos e professores da Valdice Teles
A presidente da Funcaju disse ainda, que a meta da unidade cultural é ampliar ainda mais, não somente o número de alunos, mas também o quadro de cursos. ”A pretensão da Escola de Arte é de continuar multiplicando e beneficiando as crianças tanto da região do Alto da Jaqueira, como também de outras localidades", finalizou.