Começou nesta segunda-feira, 19, a Campanha de Multivacinação nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital. A campanha realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue até o dia 30 e tem como principal objetivo regularizar as vacinas pendentes da população aracajuana, em especial menores de cinco anos, crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos.
Estarão disponíveis as vacinas: BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, DTP infantil, contra varicela, contra poliomielite (VIP e VOPb), contra hepatite A, contra a hepatite B, entre outras. Já para o grupo de adolescentes de 9 e 14 anos, estarão disponíveis as seguintes vacinas: Tríplice Viral, Dupla Adulto, contra hepatite B e contra HPV, esta última específica para meninas entre nove e 13 anos.
De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização do município, Débora Moura, a meta é conseguir fazer com que todos aqueles que estiverem com vacinas atrasadas preencham o cartão. "Essa é a nossa principal meta, visto que acreditamos que um número pequeno de usuários tenha vacinas a serem tomadas, em especial adolescentes meninas, que tomaram a primeira dose da vacina contra o HPV, mas não voltaram para tomar a segunda, que é a que verdadeiramente protege contra o vírus", explicou.
Dia D
A campanha que vai até o dia 30 de setembro em todas as USFs, inclusive, nas de horário estendido, terão o dia 24 (sábado) como dia D de vacinação. Na oportunidade, todas as unidades da capital estarão abertas durante todo o dia, para atendimento ao público. A vacinação não terá meta a ser alcançada, uma vez que se trata de completar os esquemas vacinais das crianças e adolescentes. Assim, somente ao final da campanha será possível fazer um balanço de quantas doses dos 14 tipos de vacinas foram aplicadas.