Orquestra de Câmara da Funcaju encanta em apresentação

Funcaju
22/09/2016 17h16
Início > Notícias > Orquestra de Câmara da Funcaju encanta em apresentação

Na noite desta quarta-feira, 21, a Orquestra de Câmara da Escola de Arte Valdice Teles, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), participou do lançamento do projeto “Memória do Rádio Sergipano”. O evento é realizado pelo Sindicato dos Radialistas Profissionais do Estado de Sergipe, que visa resgatar a história do rádio em Sergipe.

O palco da apresentação foi o Teatro Ateneu e a orquestra ficou responsável pelo encerramento do evento. Com um repertório vasto, que trouxe a música nordestina com uma roupagem orquestral, nomes como Luiz Gonzaga, Clóvis Pereira, Dominguinhos e Claudio Miguel, fizeram parte da lista de compositores interpretados pelo grupo.

O coordenador da Escola de Arte, Sergio Chagas, comemora momentos como esses, pois é a certeza de que o trabalho está sendo reconhecido. “É em convites assim que percebemos a repercussão que o nosso trabalho vem alcançando. A comunidade está conhecendo a Orquestra da Funcaju e, a partir daí, iniciam as possibilidades de espetáculos como o que vimos nesta noite”, diz.

Laura Almeida, que veio prestigiar a cerimônia, disse que nunca tinha visto nenhuma apresentação da orquestra e ficou bastante encantada. “Foi a primeira vez que participei de um evento com a presença da Orquestra de Câmara e posso afirmar que estou ansiosa para as próximas apresentações. Estou encantada, o evento não poderia ter encerramento melhor”, afirma.     

A orquestra é um dos carros chefes da Escola, pois, é nela que os alunados colocam em prática as atividades desenvolvidas em sala de aula como explica o maestro responsável, Álvaro Araújo. “Os alunos desenvolvem suas atividades corriqueiras, cada um em seu curso e depois aplicam todas as técnicas aprendidas na orquestra. E assim são capazes de aprimor seus aprendizados”, explica.

Orquestra de Câmara

Constituída por cerca de 60 integrantes, sendo eles alunos e professores, a orquestra traz clarinete, violoncelo, trompete, viola e saxofone como alguns dos instrumentos que garantem a qualidade musical buscada pelos participantes.