Na tarde desta quinta-feira, 22, as Unidades de Saúde da Família (USFs) Fernando Sampaio, Ávila Nabuco e Dona Sinhazinha promoveram o “I Primavera Fest” dos Grupos de Convivência. O evento foi realizado no Salão de Festas do Condomínio Eucaliptos e teve o objetivo de oferecer um dia de lazer, integração e convivência social entre os grupos de idosos, o que contribui para a prevenção à saúde e melhoria da qualidade de vida.
Durante o evento, foram realizadas apresentações de dança com o grupo de idosos da USF Dona Sinhazinha, desfile moda praia com a loja Brilho no Corpo, desfile para escolha da rainha e princesa da primavera, além de música ao vivo e distribuição de lanches. Estiveram presentes no evento, a equipe do Programa Saúde da Mulher e o Programa Academia da Cidade.
De acordo com a assistente social da USF Fernando Sampaio, Lara Verônica Brito, esse evento é para comemorar a estação mais colorida do ano. “A primavera é a estação mais alegre, que deixa os corações sensíveis para trazer alegria. Estamos reunindo três grupos que já trabalhamos durante o ano todo. Hoje é um momento de integração, socialização e de promoção à saúde”, informou a assistente social, ressaltando que o evento também contou com a participação das assistentes sociais Márcia Barbosa (USF Ávila Nabuco) e Ana Esmeralda (USF Dona Sinhazinha).
Para a senhora de 65 anos, Maria Lúcia Santos, esse é um evento muito bom e animado. “Participo com frequência dos eventos do grupo de idosos e eu acho um momento de muita alegria”. Já a idosa Zélia Soares, 73 anos, é uma das primeiras integrantes do grupo de idosos da USF Fernando Sampaio. “O grupo é muito importante para a minha saúde, pois eu estava entrando em depressão e desde que comecei a participar do grupo minha saúde ficou bem melhor, em todos os sentidos. Eu sou uma das primeiras integrantes desse grupo, desde que começou que eu participo e sempre compareço em todos os eventos, pois nos dá muita alegria”.
Segundo a gerente da USF Fernando Sampaio, Marina Lira Santana, os grupos se reúnem geralmente no São João, e esse é mais um momento de descontração e união entre os grupos. “O grupo de idosos do Fernando Sampaio eu acompanho há quase quatro anos e eles estão juntos há 15 anos. O grupo tem o objetivo de trazer não só saúde para as idosas, mas também integração, confraternização e apoio uma para a outra. Elas relatam o que melhoram em suas vidas e nesses eventos grandes as famílias delas também participam e isso também melhora o próprio seio familiar”, destacou.
Já a senhora Cleide Rocha, foi convidada para o evento por uma vizinha e adorou participar da comemoração. “Eu sou do grupo de idosos da Dona Sinhazinha, mas esse é o primeiro evento que eu participo. Gostei muito da alegria e descontração que o pessoal transmite durante esse evento maravilhoso. Foi tão legal, até desfilar eu desfilei”, afirmou.
A enfermeira Cláudia Dórea também reforça a importância desses grupos para as unidades de saúde. “Elas compartilham experiências, viajam juntas, realizam atividades físicas, esquecem os problemas e é uma iniciativa maravilhosa que sempre se mantém firme. Às vezes os filhos dessas idosas já saíram de casa e nesses momentos elas se sentem queridas, acolhidas e com boas companhias para distrair e pensar em coisas boas”, finalizou.