SMS participa de atividades da Semana Nacional de Trânsito

Saúde
22/09/2016 16h44
Início > Noticias > 70234

A Secretaria da Defesa Social e da Cidadania, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), promove a Semana Nacional de Trânsito. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que é uma das parceiras desta ação, realizou, na manhã desta quinta feira, 22, um momento de integração entre os servidores e apresentou os dados relativos à Semana Nacional de Trânsito. Na ocasião, os funcionários praticaram ginástica laboral e, logo em seguida, assistiram a apresentação informativa de dados e de conscientização contra a violência no trânsito.

De acordo com Lijane Silva, gerente do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes, uma das causas que mais mata hoje é o acidente de trânsito e, por conta disso, o Ministério da Saúde criou o Programa “Vida no Trânsito” atrelando a SMS. “Esse programa tem o papel de fazer a integração entre os setores mais envolvidos no trabalho dessa temática. Além de estar preocupado com a questão dos dados, o conhecimento mais aprofundado nos acidentes que acontecem é importante pra ver de que forma pode melhorar a política e, assim, diminuindo esses índices tão alarmantes”, destacou.

Além desse momento na SMS, foram realizados trabalhos de conscientização nas unidades de saúde Manoel de Souza Pereira, Geraldo Magela e Dona Jovem. Foi trabalhado também com as comunidades um levantamento dos índices de acidente de trânsitos dos bairros e ações de necessidade para melhorias no fluxo de trânsito.

Durante a tarde, o Programa Academia da Cidade participou da ação realizada na praça general Valadão que, além de realizar exposições, também contou com a apresentação de uma palestra sobre os riscos no trânsito.

Segundo a coordenadora de Promoção à Saúde (COPS), Lidiane Gonçalves, a participação da Academia da Cidade é para ratificar a importância da atividade física, especialmente no dia mundial sem carro. “Hoje, celebramos um dia muito importante, de conscientização e valorização da luta pela vida, então, nessa parceria com a SMTT, fechamos uma movimentada rua do comércio no centro da cidade para mostrar a importância dessa campanha”, explicou.

A ação reuniu mais de 50 idosos que participam do programa e chamou a atenção de quem passava pela rua, como a aposentada Terezinha Carvalho que se disse maravilhada com o que estava vendo. “Olhe, um evento como esse é lindo demais. Vê esse povo todo dançando, se mexendo e fazendo atividade física é muito bom e muito lindo, porque a gente, quando vai chegando a idade, tem que se mexer mesmo, se não enferruja”, afirmou sorrindo.