Com o objetivo de promover a interação entre usuários, servidores e gestores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da capital, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp), realizou na manhã desta quarta-feira, 28, no parque da Sementeira, a 2ª Edição da Gincana dos CAPS. Apesar de ser uma ação com competições esportivas, a intenção não foi a disputa em si, mas a interação social, fator primordial para a inserção de pessoas com transtornos psicológicos.
De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), Karina Cunha, a intenção da SMS com a gincana foi a de proporcionar aos usuários e todos que atuam nos CAPS, um dia de atividades lúdicas e descontração. “Essa é a segunda vez que realizamos essa gincana, que nada mais é que um momento de interação entre os que fazem os CAPS na capital. Além disso, nós trabalhamos com reabilitação, e essas atividades esportivas fazem parte desse processo de cuidado com a saúde”, contou.
Corrida de saco, caça ao tesouro, queimado e dominó foram algumas das atividades desenvolvidas no parque e que foram escolhidas pelos próprios usuários dos Caps, como explica o coordenador de Esportes de Inclusão da Sejesp, Luiz Carlo Bossa Nova. “Nós enviamos aos Caps uma relação com diversas atividades esportivas e recreativas e eles pontuaram aquelas que eles gostariam de fazer aqui hoje. É sempre gratificante realizar atividades como esta porque, através delas, nós estamos promovendo a inclusão social”, enfatizou.
Usuária do Caps Jael Patrício, dona Rosangela Rocha ficou feliz em participar da gincana e poder conhecer novas pessoas. “Eu já participei da corrida do saco e também da caça ao tesouro, estou achando esse evento maravilhoso. Esse uma oportunidade única para interagir com novos colegas e também distrair a mente”, disse.