Com o intuito de ampliar a diversidade de áreas de capacitação profissional dos aracajuanos, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho, através do Programa de Gratuidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (PSG/Senai), ofereceu o curso profissionalizante de Padeiro (200h), ministrado desde o mês de maio, no Centro de Qualificação e Unidade Produtiva (CQUP) do Bairro 17 de Março, e finalizado na tarde desta terça-feira, 19.
De acordo com a instrutora do curso, Maria Acácia Machado, ao longo do processo de aprendizado, a turma demonstrou engajamento e disposição. Durante as aulas, eles foram ensinados a manusear corretamente os equipamentos e a produzir vários tipos de pães, como o francês, o doce, o hot dog e o Petrópolis. "Essa foi uma das melhores turmas que eu já peguei nesses últimos tempos, ela foi maravilhosa e eles estão preparados para serem auxiliares de padeiro", afirma a instrutora.
Para ela, a educação e a constante busca pelo conhecimento é uma das formas de transformação da atual realidade. "Eu fico satisfeita com a iniciativa da Fundat, eu penso que essa é a solução para o nosso problema cultural de marginalidade e criminalidade, e fico satisfeitíssima em ver que hoje eles têm uma profissão, um segmento, é como se as coisas clareassem na vida deles", ressalta a gastrônoma, satisfeita com o resultado final de mais uma capacitação. "O sucesso do nosso trabalho não depende só de mim, depende da boa vontade deles, e isso não faltou neles, valeu a pena o esforço e a dedicação da Fundat e do Senai", finaliza.
Novo caminho profissional
O aluno Ricardo da Silva, de 22 anos, ainda não havia conseguido um emprego, mas após participar do curso, ele foi convidado para trabalhar na panificação de uma amiga. "Foi muito boa a experiência que me fez conseguir um emprego, pois estava desempregado no momento, foi muito bom, valeu a pena, sem dúvidas", conta Ricardo, que almeja estudar Gastronomia e se tornar um chef de cozinha.
Já a aluna Karolyne dos Santos, de 16 anos, ficou surpresa ao descobrir que muitas mulheres também atuam nesta profissão. "Nunca vi uma mulher nesse ramo de padeiro", revela a aluna, contente com a nova experiência adquirida. "Eu achei tudo de bom o aprendizado e o novo conhecimento, porque eu não fazia nem ideia de como o pão era feito, e com o curso eu tive essa noção", diz a aluna, que já participou do curso de Técnicas Básicas em Vendas, ofertado pela Fundat.