SMS realizará ações em alusão ao Outubro Rosa

Saúde
04/10/2016 17h25
Início > Notícias > SMS realizará ações em alusão ao Outubro Rosa

O câncer de mama é uma das principais causas de mortalidade entre as mulheres, principalmente nos países desenvolvidos. No Brasil, esta patologia vem aumentando a sua incidência e, entre as mulheres, é a neoplasia mais prevalente, com taxas de mortalidade elevadas quando tardiamente diagnosticada. O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce.

Durante todo o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio dão Programa Municipal de Saúde da Mulher e das Unidades de Saúde da Família (USFs), realizará ações em alusão ao Outubro Rosa para conscientizar a população e, principalmente, as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Cristiani Ludmila Borges, em 2015 ocorreram 71 óbitos por câncer de mama de residentes de Aracaju. “Esta patologia foi a principal causa de óbitos por neoplasia entre as mulheres. O câncer de colo uterino é a terceira causa de morte por neoplasia maligna entre as mulheres e, no ano passado, ocorreram 20 óbitos por esta causa”, ressalta.

A coordenadora ainda explica que a SMS realizará atividades alusivas à campanha, através de ações de promoção da saúde, com atividades educativas e físicas nos pólos da Academia da Cidade, promoção da alimentação saudável nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e ações que promovam a detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero por meio do diagnóstico das lesões precursoras da doença nas 43 unidades de saúde. “Ao longo do mês, realizaremos palestras em empresas e atividades nas Unidades de Saúde da Família. Lembrando que todas as unidades de saúde de Aracaju oferecerão ações como o exame clínico das mamas, exame de lâminas, mamografia, quando indicado, e a distribuição de preservativos masculinos e femininos”, afirma.

A abertura das ações do Outubro Rosa acontecerá na próxima terça-feira, 11, com a realização do “II Encontro Rosa” na sede da SMS. “Nesse encontro, os servidores farão atividades físicas conjuntamente reforçando a necessidade desta prática como forma de prevenção ao câncer de modo geral. Nesta data também será oferecido às servidoras da SMS a realização do Exame clínico das mamas no período da manhã”, enfatiza Cristiani Ludmila.