A semana começou com bastante animação na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Siqueira Campos. Com o tema “Estimulando Hábitos Saudáveis na Infância”, a Rede de Atenção Primária (Reap) por meio do Programa Saúde da Criança, do Adolescente e do Jovem (PSCAJ), comemorou na manhã desta segunda-feira, 10, o Dia das Crianças. O evento contou com a participação de aproximadamente 20 crianças, de 5 e 6 anos de idade, da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Quintina Diniz. A programação contou com uma dinâmica interativa com profissionais do Programa Academia da Cidade, palestra educativa para estimular hábitos saudáveis, além de distribuição de lanche.
A ideia da ação foi aproveitar a data festiva para chamar a atenção dessas crianças quanto a importância da alimentação saudável, como explica a coordenadora do PSCAJ, Rita Bitencourt . “A gente sabe que a maioria das crianças de hoje em dia não possui hábitos saudáveis, elas se alimentam de forma inadequada e também não realizam atividades físicas. Hoje a nossa intenção aqui foi plantar uma sementinha nessas crianças para que elas possam melhorar os hábitos e assim se desenvolvam e cresçam de maneira saudável, evitando diversos tipos de doenças como diabetes, obesidade, hipertensão, entre outras”.
De acordo com Nadja Bispo, coordenadora pedagógica da Escola Quintina Diniz, o convite da SMS para participar dessa celebração veio em um momento oportuno. “ Como a gente já pratica alimentação saudável na escola, trazer as crianças aqui hoje foi uma forma de reforçar tudo aquilo que já foi ensinado a elas em sala de aula”, ressaltou.