A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Rede de Urgência e Emergência (Reue) promoveu na manhã desta segunda-feira, 10, no Hospital Municipal Nestor Piva, a abertura das ações voltadas à comemoração do Outubro Rosa, mês em que é reforçada a importância da prevenção ao câncer de mama. As atividades, que prosseguem até sexta-feira, foram iniciadas com palestra da enfermeira e técnica do Programa Saúde da Mulher, Elissandra Silva de Lima Alves. "Aproveitamos para reforçar a importância da prevenção, principalmente em se tratando do câncer de mama, bem como promover a interação da equipe da unidade hospitalar", reforçou Roberta Lisboa, coordenadora da Reue.
A importância do autoexame foi um dos pontos destacados pela enfermeira Elissandra Alves. "Destacamos hoje aqui a prevenção do câncer de mama, no sentido da mulher procurar o serviço de saúde para fazer os exames no tempo certo. Falamos sobre prevenção, autoexame, do autocuidado, abordando inclusive a importância da alimentação saudável, pois já existe uma relação de obesidade e sedentarismo, como fatores causadores de câncer. Foi uma abordagem bem ampla, sobre os cuidados em geral e prevenção".
A coordenadora do Nestor Piva, Solange Silva, enfatizou que a proposta da Semana Outubro Rosa é destacar principalmente a prevenção. "Estamos aqui envolvidos, não só a Rede de Urgência, mas também a Atenção Básica, no Outubro Rosa, para incentivar os nossos colegas servidores que façam a prevenção do câncer de mama e que também colaborem, ajudando aos nossos usuários. É um momento também de interação e humanização para com os servidores daqui do hospital".
A manhã teve ainda oficina de beleza. Até sexta, estão programados sessão de cinema, com filme temático e depoimento de mulheres; dinâmicas relacionadas o tema; autoexames das mamas e coleta de exames citopatólógicos; ginástica laboral com os professores da Academia da Cidade; oficina de dança e massoterapia.