Aniversário do Centro Cultural: Crianças do Alto da Jaqueira participam de atividades

Funcaju
13/10/2016 09h07
Início > Notícias > Aniversário do Centro Cultural: Crianças do Alto da Jaqueira participam de atividades

“... Meu papagaio não tem asas, não tem bico, em outras terras eu não fico meu papagaio minha terra é Sergipe...”, foi neste clima que iniciaram as atividades dedicadas ao dia das crianças e ao aniversário do Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega). Durante toda manhã, crianças do projeto de extensão da comunidade Alto da Jaqueira se apresentaram e participaram de atividades pedagógicas nas diversas instalações do prédio.

Concentração, ansiedade, foram o que sentiram as crianças na manhã de hoje, 11, no Teatro João Costa. Sim, é que na semana dedicada aos pequeninos, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), através da Escola de Arte Valdice Teles, realizou uma programação pra lá de interessante, deixou tanto nas crianças que participaram como também no público que veio prestigiar as apresentações, um gostinho de quero mais.

“Cai cai balão”, “Meu Papagaio” e “Asa Branca” de Luiz Gonzaga, foram algumas músicas tocadas pelas crianças que deixaram a presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, com olhos brilhando cheios de lágrimas. “Na verdade o que aconteceu aqui foi uma inversão de sentimentos. Queríamos preparar diversas surpresas para eles, mas eles foram os grandes responsáveis por abrilhantar este dia tão maravilhoso, dedicado a eles”, afirmou.

Quando tudo pareceria tranqüilo, quem aparece? Juan Cleverton, de 14 anos, que foi o grande responsável por surpreender a todos no local, vestido de bumba meu boi, presenteou aos pais e visitantes do teatro com um show de simpatia. “Este projeto tem ajudado a muitas crianças do nosso bairro a se descobrir no mundo da música, aqui nós temos a oportunidade de aprender e nos fazermos mais presentes na Igreja, junto a Deus”, relata.

Concluindo-se as atividades, a contadora de história e bibliotecária, Verônica Cardoso, mostrou o quanto devemos respeitar o espaço do outro sempre com a mais pura humildade, ao contar a história do livro “Festa no Ceú”, escrito por Ângela Lago. Logo após, todos se dirigiram para uma área capacitada para criação. Não é que eles mostram que são super criativos? Bonecas, rói rói, e bonecos de fantoche foram alguns dos brinquedos produzidos pelas crianças durante a atividade, que teve como resultado uma manhã bastante produtiva.

Projeto de Extensão

O projeto de extensão da comunidade do Alto da Jaqueira é realizado pela Associação Comunitária Nossa Senhora do Carmo (Asconsec) em parceria com a Escola de Arte Valdice Teles, uma das oito unidades da Funcaju.

Mais de 75 crianças são beneficiadas com o projeto, que segundo o coordenador da Escola de Arte, Sérgio Chagas, ajuda as crianças a saírem do mundo da marginalização. “Aqui elas tem a oportunidade de se dedicarem ao mundo das artes e cultura, ocupam a maior parte de seu tempo estudante e praticando música”, afirmou.

O coordenador do projeto, Eugênio Eneas, diz sentir-se realizado com todos os resultados da equipe, que sempre emociona a todos que prestigiam o trabalho. “Ver essas crianças se desenvolverem no mundo das artes, e saber que faço parte dessa conquista me deixa super feliz e honrado”, disse.