Academia da Cidade promove atividades em comemoração ao Outubro Rosa

Saúde
21/10/2016 12h08
Início > Notícias > Academia da Cidade promove atividades em comemoração ao Outubro Rosa

O Programa Academia da Cidade, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), também entrou no clima do Outubro Rosa, movimento que reforça a importância da prevenção ao Câncer de mama. Até o final do mês vão ser realizadas diversas ações de promoção a saúde, com atividades físicas e educativas, em todos os 24 pólos do programa espalhados pela capital sergipana. Na manhã desta sexta-feira, 21, a chuva não atrapalhou as duas atividades realizadas com os alunos: uma caminhada no pólo do Bugio e o “Aulão Rosa” no pólo Maracaju.

De acordo com o coordenador da Academia da Cidade, Ivan Soares, o objetivo é conscientizar a população e, principalmente as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de mama. “Todos os professores do programa passaram por uma capacitação e foram orientados a realizar atividades com os alunos dentro do seu pólo ao longo de todo o mês. Somente no ano passado, 71 mulheres residentes em Aracaju morreram em decorrência do Câncer de mama, por isso nós precisamos reforçar essas campanhas educativas com o intuito de alertar a população quanto a prevenção da doença”.

A caminhada de hoje, no conjunto Bugio, reuniu aproximadamente 50 pessoas que realizaram um percurso de cinco quilômetros pelas ruas da localidade. Já na avenida Visconde de Maracaju, os alunos participaram de um aulão bastante animado na quadra onde funciona o polo do programa. 

 

Sobre o Câncer de mama e o Outubro Rosa

O Câncer de mama é uma das principais causas de mortalidade entre as mulheres, principalmente nos países desenvolvidos. No Brasil, esta patologia vem aumentando a sua incidência e entre as mulheres é a neoplasia mais prevalente, com taxas de mortalidade elevadas quando tardiamente diagnosticada. O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce.