A Unidade de Saúde da Família (USF) Adel Nunes, localizada no bairro América, realizou na manhã desta segunda-feira, 24, a inauguração da brinquedoteca para as crianças que são atendidas pela unidade. A iniciativa desse espaço surgiu das residentes de saúde da família, Marcela Maria da Conceição, que é fonoaudióloga, e Islaine Silva, que é profissional de Educação Física.
A brinquedoteca ficará concentrada na unidade e as atividades “especiais” vão acontecer periodicamente, como em datas comemorativas: Dia das Crianças, Natal, São João e também dependendo da demanda do movimento das crianças na unidade. Nesse primeiro momento, em comemoração ao Dia das Crianças, a unidade ofereceu pintura facial, lanches, lembrancinhas e realização de brincadeiras infantis.
De acordo com a fonoaudióloga Marcela Maria, a ideia de criar a brinquedoca serviu como forma de humanização. “Conseguimos resolver o problema do vai e vem das crianças aqui, pois elas ficavam sem nada pra fazer enquanto esperavam, circulando pela unidade. Daí surgiu a ideia de criar um espaço pra elas. Como uma estratégia de humanização mesmo. O pontapé inicial foi nosso, pensamos como essa brinquedoteca poderia ser construída em parceria com a comunidade e os profissionais”, destacou.
Para a gerente da unidade, Danilla Lima, foram mais ou menos um mês para mobiliar o local e arrecadar os materiais doados pela comunidade e pelos profissionais da unidade. “Arrecadamos livros e brinquedos de parceiros como a creche. Também foi montado um ponto de doação no fundo social da igreja local, pois sem a ajuda deles nada teria acontecido. O trabalho de arrecadação foi bastante forte, divulgado nas redes sociais, cartazes pela comunidade e na paróquia. A arrecadação é contínua e sempre vamos precisar realizar reparos e reposição dos livros e brinquedos. Também realizamos uma rifa para pagar a arte e a plotagem”, disse.