Relaxar e descontrair. Foi com essa proposta que o Programa Academia da Cidade, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou uma ação na manhã desta terça-feira, 17, com os trabalhadores da Unidade de Saúde da Família (USF) José Machado de Souza, localizada no bairro Santos Dumont. Foi também um momento de fazer um alerta a esses profissionais de que eles precisam cuidar da saúde e adotar hábitos de vida saudáveis.
Antes da abertura dos portões da unidade para a entrada dos usuários, os professores da Academia da Cidade promoveram uma aula de alongamento e ginástica laboral. "Diante do incidente do assalto ocorrido na semana passada aqui na USF, nós decidimos promover essas atividades para que os trabalhadores se sintam acolhidos e comecem o dia mais relaxados. Nosso objetivo é amenizar o clima de insegurança e estresse que atinge nesse momento boa parte dos funcionários daqui. Vamos dar continuidade a esse trabalho abrangendo também os usuários da unidade", explicou José Roberto Farias, coordenador do Academia da Cidade.
Para a gerente da USF, Ítala Tassiana Ferreira, esses momentos de descontração entre os servidores são muito importantes. "Nós precisamos dissipar essa tensão e o nervosismo que se estabeleceu aqui, então nada melhor do que promover a interação entre os nossos funcionários. Além disso, quem estava aqui no momento do assalto também está sendo acompanhado pela equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest)".
A assistente social da Unidade de Saúde, Sindaya Belford, comemorou a iniciativa. "Achei muito boa a retomada dessas atividades. É muito importante a gente poder ter esse tempo para alongar e para se preparar para a rotina do trabalho, evitando assim as dores no corpo que a gente pode sentir provocadas pelos movimentos repetitivos e outros problemas de saúde no futuro", concluiu.