Secretário visita unidade de saúde e se depara com precariedade

Saúde
17/01/2017 15h34
Início > Noticias > 70473

Na manhã desta terça-feira, 17, o secretário municipal de Saúde, André Sotero, visitou a Unidade de Saúde da Família Onésimo Pinto, onde encontrou um cenário de precariedade e descaso. Localizada na avenida Centenário, no Jardim Centenário, composta por seis equipes de profissionais e cerca de 300 atendimentos diários, a unidade está com materiais bastante sucateados.   

O secretário vistoriou cada espaço da unidade e se deparou com condicionadores de ar quebrados ou pingando água dentro de consultórios médicos, papelões fechando aberturas de ar condicionado, computadores quebrados, inviabilizando o atendimento preferencial, falta de balança na pediatria, dois banheiros interditados - um deles servindo de depósito -, armários médicos enferrujados ou quebrados, e sem bebedouros.

"Esta unidade merece uma atenção especial. Encontra-se em estado lastimável, é a mais precária entre todas as demais que visitamos", declarou André Sotero, salientando que a ida aos postos de saúde tem como objetivo conhecer a realidade de cada uma delas, mas, mais que isso, levar resolutividade aos problemas detectados. "Quinze dias após irmos a uma unidade, voltamos lá com uma resposta para as deficiências encontradas. Ainda que não seja a solução imediata, mas voltamos lá e damos uma resposta", enfatizou o secretário.

Visitas

Desde que assumiu a pasta da Saúde, o secretário André Sotero visitou as unidades José Machado, no Santos Dumont; Lauro Dantas Hora e Dr. José Calumby Filho, ambas no Bugio; Hugo Gurgel, no bairro Coroa do Meio; Hospital Fernando Franco, Centro de Especialidades Médicas e Centro de Especialidades Odontológicas, no conjunto Augusto Franco.